domingo, 22 de outubro de 2017

Amigos,

O Fórum de Psicanálise e Cinema  apresenta uma obra prima do cinema mundial, o premiado filme dirigido pelo  dinamarquês Lars Von Trier:  ONDAS DO DESTINO (1997, 158 min.), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, que marca a estreia da atriz Emily Watson, e é o primeiro trabalho  da chamada Trilogia Coração de Ouro.

Considerado uma obra seminal do conceito cinematográfico sustentado pelo movimento Dogma 95, a película discute, com metáforas discursivas e visuais, a questão da submissão religiosa,  em um ambiente que interdita a expressão feminina em seus cultos religiosos, reflete sobre a extensão de conceitos como bondade, amor e comunidade.

A arte de Von Trier passa pelas influências teatrais bretchianas e leva com sua filmografia a refletir à exaustão a respeito de uma sociedade cada vez mais fragmentada e à beira de um abismo apocalíptico. Como um diretor polêmico, intenso e controverso, divide opiniões, tanto do espectador comum quanto na crítica especializada. 

No dia 27 de outubro, última sexta-feira do mês, às 18 h, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, analisaremos e discutiremos essa obra arrebatadora, em seus múltiplos aspectos e prismas diversos. Como sempre, aguardamos todos vocês para mais um debate e contamos com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico,

Um abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.

SERVIÇO:
DATA: 27 DE OUTUBRO DE 2017.
HORÁRIO: FILME: 18h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM. 

HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. EM 2016, A SPRJ, CELEBROU OS 10 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.










__._,_.___
,_

Nenhum comentário:

Postar um comentário