terça-feira, 14 de março de 2017

Teatro/CRÍTICA

"Ubu Rei"

................................................................................................
Montagem imperdível comemora duplo aniversário 


Lionel Fischer


Poeta, novelista e dramaturgo francês, Alfred Jarry (1873-1907) foi muito influenciado pelo simbolismo de Mallarmé, Verlaine e Rimbaud. Seu espírito lúdico, humor negro e gosto por extravagâncias idiomáticas o converteram em precursor dos surrealistas. O maior êxito de Jarry foi Ubu Rei, caricatura cruel e grotesca do burguês, encenada pela primeira vez por Lugné-Poe no Théâtre de L'Ouvre. A crítica da sociedade burguesa, a liberdade rabelesiana da linguagem e o caráter inusitado da obra, concebida inicialmente para marionetes, gerou um escândalo tão grande que o espetáculo foi retirado de cartaz no segundo dia. Ainda assim, o texto influenciou profundamente todo o movimento teatral posterior.

Protagonizada por um anti-herói completamente destituído de caráter e ferozmente interessado em obter cada vez mais poder, a peça - cujo enredo me abstenho de detalhar, tantas e tão pitorescas são as situações que exibe - está em cartaz no Teatro Oi Casa Grande. E não se trata apenas de mais um evento teatral, já que comemora os 50 anos de carreira de Marco Nanini e os 25 anos de existência da Cia. Atores de Laura. Com adaptação de Leandro Soares e direção de Daniel Herz, a montagem tem elenco formado por Marco Nanini, Rosi Campos (atriz convidada), Ana Paula Secco, Leandro Castilho, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis (integrantes da Cia.) e mais Cadu Libonati, João Telles, Tiago Herz e Renato Krueger. 

Exibindo questões que em tudo se assemelham às do Brasil atual - só restaria definir quem seria nosso maior Ubu -, a peça recebeu excelente versão de Daniel Herz. Impondo à cena uma dinâmica cuja inventiva valoriza ao máximo os conteúdos propostos pelo autor, dentre eles o deboche relativo às instituições burguesas e o grotesco inerente àqueles que de ética talvez só conheçam sua grafia, Herz exibe o mérito suplementar de haver extraído ótimas atuações de todo o elenco - e aqui me refiro a todo o elenco mesmo, totalmente integrado às propostas da direção e evidenciando aquele tipo de alegria que um intérprete só sente quando consciente de que não está conspurcando o palco com uma desprezível bobagem. 

Ainda assim, não tenho como não me deter nas performances de Rosi Campos (Mãe Ubu) e Marco Nanini (Pai Ubu). Atriz de vasta e irrepreensível carreira, possuidora de forte presença cênica e de notáveis predicados técnicos, Rosi Campos exibe desempenho notável, sem dúvida um dos melhores da atual temporada.

Quanto a Marco Nanini, já não sei mais o que dizer a seu respeito, tantas foram as vezes em que me deslumbrei com suas performances. Se fosse em busca de adjetivos, certamente enfadaria o leitor com uma lista praticamente interminável. Se optasse por detalhar sua trajetória artística, incontáveis linhas seriam necessárias, pois teria que mencionar não apenas seus êxitos no teatro, no cinema e na televisão, mas também sua atuação como empreendedor cultural e sua admirável e raríssima disposição no sentido de correr riscos, ao invés de se converter em uma espécie de parasita de suas próprias conquistas. Enfim...em função do que acabo de dizer, opto por aquilo que me vem do coração, que é meu mais profundo agradecimento pelo privilégio de, mais uma vez, ter um memorável encontro com este que é, sem a menor dúvida, um homem de teatro na acepção mais plena do termo e um dos maiores atores do mundo.

Na equipe técnica, parabenizo com o mesmo e incontido entusiasmo as colaborações de todos os profissionais envolvidos nesta oportuna e imperdível empreitada teatral - Leandro Soares (adaptação), Bia Junqueira (cenografia), Antônio Guedes (figurinos), Aurélio de Simoni (iluminação),Leandro Castilho (direção musical), Marcia Rubin (direção de movimento), Grinco Cardia (design gráfico) e Fernando Libonati, responsável pela impecável produção.

UBU REI - Texto de Alfred Jarry. Direção de Daniel Herz. Com Marco Nanini, Rosi Campos e a Cia. Atores de Laura. Teatro Oi Casa Grande. Quinta a sábado, 21h. Domingo, 20h.








Nenhum comentário:

Postar um comentário