segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Teatro/CRÍTICA

"Depois do Amor - Um encontro com Marilyn Monroe"

....................................................
A mulher por trás do mito



Lionel Fischer


Em 1962, durante as filmagens de Something's got to give, Marilyn Monroe recebe em sua casa a assistente de figurino Margot Taylor, que lhe traz alguns vestidos para serem provados. Ambas se conheceram dez anos antes e tornaram-se amigas, até o momento em que Marilyn roubou o namorado de Margot, o jogador de baseball Joe DiMaggio, com quem ficaria casada nove meses. Em meio às provas de roupas, o passado acaba vindo à tona e ambas promovem um acerto de contas.

Eis, em resumo, o enredo de "Depois do Amor - Um encontro com Marilyn Monroe", em cartaz no Teatro Vannucci. Fernando Duarte assina o texto e Marília Pêra a direção, seu último trabalho no teatro. Em cena, Danielle Winits (Marilyn) e Maria Eduarda de Carvalho (Margot).

Mesclando realidade e ficção, o texto oferece um retrato sensível e pertinente da mulher por trás do mito, explicitando todas as carências e fragilidades de Marilyn, que provavelmente a levavam a conquistar todos os homens à sua volta, tamanha era sua ânsia de ser amada e respeitada. Cumpre também ressaltar o bom trabalho dramatúrgico feito por Fernando Duarte no que diz respeito à personalidade de Margot, cuja eventual ironia é quase sempre anulada por dolorosa mágoa. 

Com relação ao espetáculo, Marília Pêra impôs à cena uma dinâmica elegante e sóbria, priorizando ao máximo os conteúdos implícitos. Estes, por sinal, materializados de forma irretocável pelas atrizes. Na pele de Marilyn, Danielle Winits evidencia sua clara disposição de não copiar o que se conhece do esteriótipo da mais sensual atriz da história do cinema, mergulhando de forma visceral nos meandros de uma personalidade ao mesmo tempo divertida e atormentada. Sem dúvida, uma de suas mais sólidas performances no teatro. A mesma eficiência se faz presente na atuação de Maria Eduarda de Carvalho (uma das melhores intérpretes de sua geração), convincente tanto nas passagens mais irônicas quanto naquelas em que a amargura predomina. 

Na equipe técnica, Sônia Soares assina figurinos belíssimos, a mesma beleza presente na cenografia de Natália Lima. Vilmar Olos e Paula Leal respondem, respectivamente, por corretas iluminação e trilha sonora. 

DEPOIS DO AMOR - UM ENCONTRO COM MARILYN MONROE - Texto de Fernando Duarte. Direção de Marília Pêra. Com Danielle Winits e Maria Eduarda de Carvalho. Teatro Vannucci. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h30.




Nenhum comentário:

Postar um comentário