sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CONCURSO DE DRAMATURGIA
“SELEÇÃO BRASIL EM CENA”ANUNCIA OS 12 FINALISTAS


Projeto querevela novos talentos da dramaturgia brasileira em todo o país
recebeu 265 textos de 13 estados e do Distrito Federal

Leituras dramatizadas das peças dos 12 finalistas serão realizadascom estudantes de teatro em três unidades do CCBB – Rio, Brasília e Belo Horizonte – em novembro

Os três grandes vencedores serão anunciados no dia 06 de dezembro
e terão suasobras encenadas em março de 2016 


Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o concurso nacional de dramaturgiaSeleção Brasil em Cena divulga os 12 finalistas que vão participar dos ciclos de leituras dramatizadas, entre os dias 21 de novembro e 06 de dezembro, nas unidades do CCBB participantes –Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília – e os três finalistas terão como prêmio suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil.O projeto tem como principal objetivo fomentar a criação de obras inéditas de novos dramaturgos. Entre 24 de agosto e 24 de setembro, o projeto recebeu 265 textos de 13 estados e do Distrito Federal. As inscrições foram feitas exclusivamente no site oficial:www.selecaobrasilemcena.com.br. Em sua sétima edição, o gênero infantojuvenil foi incluído no regulamento.

Os 12 finalistas selecionados são de três estados (um da Bahia, dois de São Paulo e nove do Rio de Janeiro): A tropa(Gustavo Pinheiro/Tragicomédia/RJ), Algum lugar onde nunca estive(Bernardo Florim/Drama/RJ), Com as mãos vazias(EdihLongo/Drama/SP),Elas (João Rodrigo Ostrower/Híbrido/SP), Maioridade (Flávio Goldman/Híbrido/RJ),Mandíbula (Roberval Tamanho/Drama/RJ), Na real(Rogério Corrêa/Drama/RJ), Obra do acaso (Flavio Freitas/Drama/RJ),Princípios transgredíveis para amores precários(ThalesParadela/Drama/RJ), Projeto Stockton(Caroline Rainatto/Drama/RJ), Sobre cordeiros, navalhas e dentes-de-leão (André Luis Silva/Drama/BA) e o infantojuvenil Um caminho para Sara(Thales Paradela/RJ).
Durante o ciclo de leituras dramatizadas, os três textos vencedores serão eleitos por meio do voto dos diretores e do público. As leiturasserão realizadas com alunos de escolas de teatro sob a direção de profissionais do setor de artes cênicas. Os autores vencedores serão revelados no dia 06 de dezembro. Eles terão como prêmio suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil e ganharão temporadas nos teatros das unidades do CCBB do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, a partir de março de 2016.

                                                                                                                                         
Os inscritosforam avaliados por uma comissão julgadoraformada por profissionais do setor de artes cênicas do Rio, Belo Horizonte e Brasília. O júri só conheceu os nomes dos autores após a escolha dos 12 finalistas.Os jurados são: Beatriz Radunsky (jornalista, curadora,gestora cultural e idealizadora de projetos culturais), Felipe Vidal (diretor teatral, ator, dramaturgo e tradutor), João Coelho(produtor e gestor cultural), Luciana Eastwood Romagnolli (jornalista, crítica e pesquisadora de teatro), Sérgio Coelho Pinheiro (ator, autor e diretor teatral, promotor cultural e produtor), Sergio Fonta (escritor, ator e diretor), ShalaFelippi (jornalista, atriz, diretora, roteirista e diretora de imagens),Sergio Maggio (crítico, curador e pesquisador teatral) e Soraya Belusi(jornalista, pesquisadora e crítica teatral).

Oficinas e banco de textosComo parte do projeto de estimular o fomento à nova dramaturgia, a formação de plateia e a visibilidade de novos criadores, o Seleção Brasil em Cena promove “Oficinas de dramaturgia” ministradas por importantes dramaturgos brasileiros. Nesta edição, as oficinas acontecerão em São Paulo (SP), Campinas (SP), Palmas (TO) e no Rio de Janeiro (RJ).

Este ano, as inscrições foram feitas somente pelo site oficial do projeto (www.selecaobrasilemcena.com.br).A ferramenta criada para fazer o cadastramento unicamente on-line vai gerar um importante banco de textos. O material enviado pelos selecionados ficará disponível para consulta após o término do concurso. A informatização do processo de seleção é uma das novidades da sétima edição do Seleção Brasil em Cena.

A história do projeto Desde sua criação em 2006, o Seleção Brasil em Cenajá recebeu mais de 1.400 textos de autores de todo o Brasil. As leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro brasileiro contemporâneo: Moacir Chaves, Ivan Sugahara, Gilberto Gawronski, Stella Miranda, Paulo de Moraes, André Paes Leme, Inez Viana, entre outros. Ao longo das seis edições, quase 300 atores indicados por escolas de teatro participaram das leituras e encenações.“Além de contribuir para formação de plateia, o concurso tem o mérito de inserir novos atores de escolas de teatro no mercado de trabalho. As leituras dramatizadas os colocam em contato direto com diretores experientes do mercado de artes cênicas”, ressalta o produtor Sérgio Saboya, idealizador do projeto.

Os vencedores das edições anteriores – A peça “A tragédia de Ismene”, uma moderna tragédia grega escrita por Pedro de Senna (1ª edição), ganhou uma encenação dirigida por Moacir Chaves. “É samba na veia, é Candeia”, de Eduardo Riecche (2ª edição),foi indicado ao Prêmio Shell 2009 na categoria“melhor texto” eagraciado com o prêmio de “melhor direção musical”. Em 2011,“Tempo de solidão”, de Márcia Zanellatto(3ª edição) foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jornal “O Globo”. Em 2012, “Não me diga adeus”, de Juliano Marciano (4ª edição) foi indicado ao Prêmio Shell de“melhor direção musical”.

Na 5ª edição, o concursopassou a incluir apresentações no CCBB Brasília. “Arresolvido” (etapa Rio), de Ronaldo Ventura, que cumpriu uma segunda temporada no Teatro Gláucio Gill; e “Sexton” (etapa Brasília), de Helena Machado e Juliana Shimitz, que foi convidado paraparticipar do Festival Internacional Cena Contemporânea, em Brasília.“Camélia”, de Ronaldo Ventura e “Casarão ao vento”, de Francisco Alves foram os vencedores da 6ª edição.

Os finalistas que se destacaram na cena – As leituras dramatizadas dos textos finalistas trazem visibilidade aos novos autores e podem se desdobrar em oportunidades de trabalho. Na primeira edição, quatro dramaturgos tiveram os direitos de seus textos comprados por Stella Miranda, Carlos Maciel e Louise Cardoso. “Velha é a mãe”, de Fabio Porchat (finalista da 1ª edição), foi montado com direção de João Fonseca e com Louise Cardoso no elenco. “Quatro faces do amor”, de Eduardo Bak (finalista 2ª Edição) ganhou uma montagem profissional; e “Bandeira de Retalhos”, de autoria do músico e dramaturgo Sérgio Ricardo (finalista da 3ª edição), foi montado pelo grupo Nós do Morro.

Seleção Brasil em Cena (números das seis edições anteriores)
Ano de criação: 2006
Número de edições: 6
Espetáculos premiados com montagem(Rio e Brasília): 8
Público (leituras, oficinas e espetáculos no Rio e Brasília: 21 mil
Textos inscritos: 1.411
Textos finalistas: 72
Leituras Dramatizadas (Rio e Brasília): 96
Diretores: 22
Estudantes de teatro: 297
Oficinas de dramaturgia: 21
Dramaturgos ministrantes: 5
Cidades onde foram ministradas as oficinas: 20
Participantes das oficinas: 420
Regiões onde foram ministradas as oficinas: Norte, Nordeste, Centro Oeste,
Sudeste e Sul

As etapas do Seleção Brasil em Cena 2015

Entre 24 de agosto e 24 de setembro: inscrições dos textos no site do concurso.
Dia 22 de outubro:anúncio dos doze textos selecionados em cada cidade (Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte).
Entre 21 de novembro e 06 de dezembro: leituras dramatizadasnas três unidades do CCBB do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Dia 06 de dezembro:anúncio dos três textos finalistas que serão montados em 2016.
A partir de março de 2016:montagens dos três textos vencedores nos teatros das três unidades do CCBB participantes.




 Assessoria de imprensa Seleção Brasil em Cena

Bianca Senna
(21) 97928-0055 / 3477-9712

Paula Catunda
(21) 98795-6583 / 2286-6583

Assessoria de imprensa CCBB

Rio de janeiro
Bianca Mello – (21) 3808-2326 | biancamello@bb.com.br

Brasília
Adalberto Rabelo | (61) 3108-7629/7630 | rabelo@bb.com.br

Belo Horizonte
Gislane Tanaka de Carvalho (31) 3431-9420 | gislane@bb.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário