terça-feira, 11 de agosto de 2015

DONATO SARTORI E PAOLA PIIZZI, DA ITÁLIA, VÃO SUPERVISIONAR OFICINA COM O GRUPO MOITARÁ, EM AGOSTO.
Em agosto, o Grupo Teatral Moitará recebe em sua sede, na Lapa, Rio de Janeiro,  os parceiros de muitos anos Donato Sartori, mascareiro e diretor do Centro Maschere e Strutture Gestuali, em Padova, na Itália; e de Paola Piizzi, diretora do Museo Internazionale della Maschera Amleto e Donato Sartori, em Abano Terme, Itália.

Juntos, eles irão supervisionar a Oficina de Confecção de Máscara Teatral que o Grupo Moitará irá ministrar entre os dias 17 e 28, sempre de 10hs às 16hs. Uma oportunidade imperdível para estudantes e profissionais de Artes, Teatro, Cenografia e outras áreas em comum.

As inscrições para a Oficina de Confecção de Máscara Teatral já estão abertas. Para participar, envie carta de intenção e currículo resumido para o e-mailcontato@grupomoitara.com.br.

A oficina terá a presença de um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Esta atividade faz parte do projeto de manutenção “Grupo Moitará, 26 anos de contribuição à cena Carioca”, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do II Programa de Fomento à Cultura Carioca.

Promoção: Rádio Roquette Pinto - 94,1 FM
Apoio: Café Três Corações
SERVIÇO:

Oficina de Confecção de Máscara Teatral com supervisão de Donato Sartori e Paola Piizzi.

De 17 a 28 de agosto

Horário: 10h às 16h – com intervalo para almoço

Valor: R$600 – em até duas vezes, sendo a primeira parcela no momento da inscrição e a segunda até o início da oficina.

Local: Sede do Grupo Moitará – Rua Joaquim Silva, 56/3º andar – Lapa – Rio de Janeiro
Donato Sartori
Escultor, pesquisador e professor. Herdou o legado do pai, Amleto Sartori (1915-1962). Sua atividade artística dividiu-se entre a sua carreira como escultor e a investigação sobre a máscara. Em Paris (1968) entrou em contato com Pierre Restany, criador doNouveau Réalisme, conheceu Cesar, Tinguely e Christo, e começou uma nova pesquisa completamente distinta da linha seguida por seu pai. Colaborou ainda comBread and PuppetOdin Teatret, Tadeusz Kantor, Barraut, Eduardo de Filipo, Giorgio Strehler, Lecoq, Dario Fo e Peter Oskarson.
No Extremo Oriente, conheceu grandes famílias teatrais. O teatro balinês, o Teatro Nô (Hideo Kanze) e o Kyogen (família Nomura), no Japão, e a Ópera de Pequim, na China (Ma-Ke). Em 1979, com Paola Piizzi e Paolo Trombetta, fundou o Centro Maschere e Strutture Gestuali, com os quais realizou seminários, workshops, performances e exposições em todo o mundo: Bienal de Veneza, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Londres, Tóquio, Moscou.
 Seus trabalhos podem ser encontrados em vários Museus de Arte Moderna como, por exemplo, em Veneza, Nova Iorque, Tóquio, Cidade do México, Paris além da participação ativa em importantes eventos culturais europeus.
Paola Piizzi
Arquiteta, professora, curadora e diretora do Museo Internazionale della Maschera Amleto e Donato Sartori, de Padova. Formada em Arquitetura no IUAV de Veneza. Ao lado de Donato Sartori e do cenógrafo Paolo Trombetta, fundou o Centro Maschere e Strutture Gestuali, em 1979, onde, desde então, tem planejado, realizado e organizado exposições, coordenado pesquisas e publicações.
Desde 2001, ensina História da Máscara na Universidade de Pádua – além das disciplinas relacionadas às Artes, Música e ao Espetáculo. É membro do Fórum Ateneo para políticas e estudos do gênero da Universidade de Pádua. Produziu projetos bem-sucedidos, como “O dia didático para escolas” e o “mascaramento urbano”.
Grupo Moitará
 Com uma efetiva participação na cena teatral brasileira, com participação em festivais nacionais e internacionais e forte atuação sócio-pedagógica, o Grupo Moitará desenvolve há 27 anos ininterruptos o trabalho de pesquisa sobre a dramaturgia do ator com a linguagem da máscara teatral.
 Aliado ao trabalho diário de pesquisa dos atores, o grupo ainda democratiza os conhecimentos sobre a Linguagem da Máscara a estudantes, pesquisadores, artistas e ao público em geral, através de oficinas, palestras-espetáculo, seminários e intercâmbios, oferecendo rica contribuição ao desenvolvimento cultural do país.


__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário