sexta-feira, 3 de julho de 2015

GRUPO MOITARÁ APRESENTA PALESTRA-ESPETÁCULO “A MÁSCARA NA ENERGIA DO ATOR”
No dia 10 de julho, o Grupo Moitará realiza a palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”. No encontro, são apresentados alguns dos percursos desenvolvidos pelo Grupo sobre a dramaturgia do ator, com demonstrações de cena, de músicas trabalhadas pelos atores e exercícios físicos e vocais utilizados pelo Moitará na construção de seu trabalho.
O evento é uma oportunidade do público se aproximar e desvendar um pouco mais do ofício do ator por trás da máscara teatral, aprendendo, de forma lúdica e espetacular, sobre as várias formas de utilização desta na cena.
Um dos compromissos do Grupo Moitará com a cidade é a acessibilidade da comunidade surda. Além do projeto “Palavras Visíveis”, focado na capacitação de atores surdos, a palestra-espetáculo também contará com a presença de um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A atividade é gratuita e as senhas serão distribuídas a partir das 19 horas.
Esta atividade faz parte do projeto de manutenção “Grupo Moitará, 26 anos de contribuição à cena Carioca”, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do II Programa de Fomento à Cultura Carioca.

Sobre o Grupo Moitará
 Com uma efetiva participação na cena teatral brasileira através da participação em festivais nacionais e internacionais, e também pela atuação pedagógica, o Grupo Moitará desenvolve há 27 anos  ininterruptos o trabalho de pesquisa sobre a dramaturgia do ator com a linguagem da máscara teatral.
 Aliado ao trabalho diário de pesquisa dos atores, o grupo ainda democratiza os conhecimentos sobre a Linguagem da Máscara a estudantes, pesquisadores, artistas e ao público em geral, através de oficinas, palestras-espetáculo, seminários e intercâmbios, oferecendo rica contribuição ao desenvolvimento cultural do país.
 Moitará é um termo kamaiurá que significa troca, escambo, comércio e é também a única ocasião em que diferentes tribos indígenas do Alto Xingú acampam no mesmo local para realizar trocas de artefatos. O Moitará subsiste como forma estimuladora de contatos e é também uma oportunidade para que haja o confronto e a autoafirmação dos grupos como entidades distintas. 
 É esta a dimensão que o nome dá ao Grupo Teatral Moitará, um espaço de trocas, de valorização das diferenças culturais.
 Serviço:
 Palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”
10 de julho
Às 20hs.
Entrada gratuita e classificação livre
Senhas distribuídas uma hora antes do início do evento.
Espaço Moitará – Rua Joaquim Silva, 56/2º andar
 Informação para a imprensa:
 Ana Pinto
21 98171-3739 / 21 3852-0403

Ana Pinto
21 8171-3
739

Nenhum comentário:

Postar um comentário