quarta-feira, 12 de novembro de 2014

OS 10 TEATROS MAIS BONITOS DO MUNDO

1. Gran Teatre del Liceu, Gran Teatre del Liceu, Barcelona
Em contraste com outras cidades europeias, onde a monarquia carregava a responsabilidade de construir e mantes grandiosas casas de óperas, o Liceu foi fundado por construtores privados, que formavam a Sociedade do Grande Teatro do Liceu (Societat del Gran Teatre del Liceu), organizados do mesmo jeito das tradicionais companhias, ou sociedades. Vemos esse reflexo na arquitetura da construção, por exemplo, o camarote real.
2. La Scala, de MilãoLa Scala, de Milão
Teatro alla Scala (ou La Scala), em Milão, Itália, é  das mais famosas casas de ópera do mundo. O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no . Obra do arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, foi inaugurado em 3 de Agosto de 1778 com a de Antonio Salieri, L’Europa riconosciuta, com libreto de Mattia Verazi.
3. Sydney  , SydneySydney Opera House, de Sydney
A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney. Apesar do arquiteto ter abandonado o projeto em 1966, foi inaugurada em 1973.
Quando o edifício da Ópera de Sydney ficou concluído em 1973, constituiu  marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou todo o continente australiano no mapa mundial. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.
4. Teatro Colón, em Buenos AiresTeatro Colón, em Buenos Aires
Na metade da década de 1850, com a florescente turnês das companhias operísticas mundiais, tornou-se óbvio a necessidade de um novo teatro. Em 1854, 53 diferentes óperas foram apresentadas na cidade. O primeiro Teatro, estabelecido na Praça de Maio, foi inaugurado em 27 de abril de 1857, após um ano de construção, com a ópera La  do italiano Giuseppe Verdi, apenas quatro anos após a première italiana da obra. A produção estrelou Sofia Vera Lorini como Violetta e Enrico Tamberlik como Alfredo. O teatro foi desenhado por Charles Pellegrini e provou ser  casa bem sucedida por 30 anos, com 2,500 lugares e incluía  galeria separada, reservada apenas para mulheres.
5. Teatro Bolshoi, de MoscouTeatro Bolshoi, de Moscou
Foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e balé. É sede da Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como  de Balé BolshoiCompanhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo  das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo.
6.   , de LondresRoyal Opera House, em Londres
   é  casa de ópera e principal casa de espetáculos no distrito de Covent , em Londres,  das mais importantes do mundo. O edifício maior, comumente chamado apenas de Covent , é a sede da  , do  Ballet e da orquestra da ópera Real.
O edifício atual é o terceiro teatro erguido no . A fachada, o foyer e o auditório datam de 1858, mas quase todos os outros elementos do atual complexo datam de  extensa reconstrução efetuada nos anos 90 do século XX. O    comporta 2.268 pessoas e possui quatro fileiras de  e balcões, e a galeria do anfiteatro. O proscênio possui 12,20 m de largura e 14,80 m de altura.
7. Metropolitan   (  Center), em Nova YorkMetropolitan Opera House (Lincoln Center), em Nova York
O Metropolitan  é a maior organização clássica dos Estados Unidos e apresenta anualmente 220  de ópera. A cada da companhia é o Metropolitan  , que é considero o melhor palco de óperas em todo o mundo e sendo quase o maior do mundo. O Met, como é normalmente chamado, é  das doze organizações residentes do Centro de  Artísticas Center.
O Met apresenta aproximadamente 27 óperas diferentes por ano, em  temporada que vai do fim de setembro até o começo de maio. As óperas são apresentadas em um repertório rotatico, com sete  de quatro diferentes trabalhos por semana. As são apresentadas todas as noites, de segunda a sábado e com  matinê ao sábado. Muitas novas óperas são apresentadas por temporadas.
8. Teatro Real, MadridTeatro Real, Madrid
Após trinta e dois anos de planejamento e construção,  Ordem Real decretou, em 7 de Maio de 1850, a construção imediata do Teatro do Oriente, e a construção foi completa cinco meses depois. A casa, localizada em frente ao Palácio Real, a casa oficial da Realeza, foi finalmente inaugurado em 19 de Novembro de 1850, com a  de La , de Gaetano Donizetti. Em 1863, Giuseppe Verdi visitou o teatro, com a première espanhola de La Forza del Destino. Em 1925, os Balés Russos de Sergei Diaghilev apresentaram-se no teatro, com a presença de Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky
9. Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper), VienaÓpera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper), Viena
O prédio foi o primeiro grande edifício no Wiener Ringstraße, construído graças ao Fundo de Expansão da Cidade. Começou a ser construído em 1861 e estava finalizado em 1869, seguindo os planos dos arquitetos August Sicard von Sicardsburg e Eduard  der Nüll. Foi feito num estilo Neo-Renascentista. Foi a primeira construção com finalidade operística em Viena.
Entretanto, o prédio não foi muito popular ao público. Não parece tão grande quanto o Heinrischshof,  residência privada (que foi destruída na época da Segunda Guerra Mundial)
Foi inaugurado em 25 de Maio de 1869 com a ópera Don Giovanni de Mozart.
10. Teatro la Fenice, de VenezaTeatro la Fenice, de Veneza
Teatro La Fenice (em português “A fênix”) é o principal teatro lírico de Veneza, nordeste da Itália. Destruído várias vezes e reedificado, é sede de  importante temporada operística e do  internacional de música contemporânea.
Construído rapidamente em pouco mais de um ano, foi inaugurado em 16 de maio de 1792 com a ópera de Giovanni Paisiello I giochi di Agrigento.
Foi destruído em 13 de dezembro de 1836 por um incêndio, mas foi reconstruído logo em seguida, repetido o projeto original. Cem anos se passaram e em 1937 foi restaurado por Eugenio Miozzi.
Com informações da Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário