quarta-feira, 17 de setembro de 2014

12º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

De 19 a 28 de setembro de 2014

O FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, único festival multidisciplinar internacional para toda a família - do bebê ao avô - na cidade do Rio de Janeiro, pioneiro em todo o país, chega em 2014 irreverente, diverso e – delicadamente – tocante.

O FIL tem como foco principal apresentar de forma afetiva e acolhedora, um cardápio variado de curiosidades e encantamentos artísticos – e até de maravilhas que ainda não têm nome, são os entre-mundos do FIL. Um panorama das artes sem fronteiras, com atrações curiosas vindas dos cantos do planeta.

Em sua 12ª edição, o FIL vai convidar o público a conhecer 26 espetáculos, de diversos países, entre eles Espanha, França, Bélgica e Itália, que serão apresentados em dez espaços: Centro de Referência Cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey, Oi Futuro Flamengo, Oi Futuro Ipanema, Parque Lage, Parque das Ruínas, Teatro Café Pequeno, Teatro Dulcina, Teatro Carlos Gomes, Espaço Sérgio Porto e Midrash.

Entre os destaques desta edição, no espetáculo espanhol “100% Borbulhas”, indicado para todas as idades. A dupla Javier Urbina e David Veja que ostenta o recorde Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo, cria esculturas de sabão com muito humor e alegria. Subindo um pouco a classificação etária, o grupo francês Compagnie Bakélite traz a “A Caravana do Horror”, espetáculo performance que acontece dentro de uma van, onde o “teatro do objeto” se funde ao thriller e detona os "meca-nismos" do medo e do jogo dos estereótipos deste gênero.

O FIL para adultos traz o irreverente espetáculo “Chicks for Money and Nothing For Free”, espetáculo/performance de abertura do FIL, que  apresenta cinco rapazes que, de forma polêmica, lançam seus corpos em uma batalha, num exercício de potência, provocações e masculinidade, na busca de um mundo ideal. Partindo para os espetáculos nacionais, o grupo gaúcho ‘Caixa do Elefante’ traz “CUCO”, uma rica experiência estética e lúdica para bebês.

O borogodó do FIL, no entanto, é a combinação de sua múltipla programação, que vai para além dos espetáculos.

A programação conta ainda com diversas atividades paralelas: I Fórum Nacional Cultura Infância, Mostra FIL ComKids, FIL Mostra de Circo, FIL Atelier, performances, Jornada Literária Infantil e Juvenil, Exposição Território do Brincar (em parceria com o Instituto Alana), além de 22 apresentações e atividades paralelas para escolas públicas do ensino fundamental, médio e universitário.

Ao longo de onze edições, o FIL trouxe mais de 280 espetáculos de excelência. Uma programação com ênfase na pesquisa e na mistura de linguagens, das mais diversas culturas. Em 2014, foi indicado ao Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pelo reconhecimento de seu importante trabalho na sensibilização e formação de novas plateias.


Ampliar e aprofundar os intercâmbios criativos

Um dos grandes diferenciais do FIL, desde seu início, é a promoção de residências artísticas nacionais e internacionais de criação e coprodução. Aqui a gente mistura identidades e aponta para o surgimento de novas linguagens artísticas. O FIL é um projeto pioneiro que acredita na sensibilização, formação e convergência de públicos (do bebê ao adulto).

“A criação FIL está centrada na importância da experiência, no aconchego e convergência dos mais variados públicos. Buscamos uma programação curiosa e múltipla que possa estimular, sensibilizar, formar e criar vínculos com as novas plateias. O cardápio variado do FIL, estimula o senso crítico e estético do olhar, ouvir e vivenciar a criação. A ideia de integrar públicos, culturas diversas, faixas etárias, classes sociais, vem ao encontro da proposta principal do FIL: refinar a percepção artística, buscar novos caminhos e inventar o que ainda não existe, mas que percebemos no inconsciente coletivo”, explica Karen Acioly, criadora e diretora artística do FIL.
_____________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário