terça-feira, 24 de setembro de 2013

Teatro/CRÍTICA

"O submarino"

......................................................
Deliciosa comédia romântica

Lionel Fischer



"Cesar e Rita são casados e se amam, mas tem hábitos e gostos muito diferentes. Tentam ceder um ao outro para que prevaleça um meio termo, mas o que conseguem é brigar e se separar. Mas não agüentam ficar longe um do outro, apesar dos esforços e até das novas relações. Acabam se reencontrando sempre, seu amor sobrevive ao tempo, aos acontecimentos e até mesmo ao embate de personalidades. As diferenças acabam sendo vencidas pela vontade que os dois tem de ficar juntos".

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima reproduz o enredo de "O submarino" (Teatro das Artes), de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, já levada à cena no Rio de Janeiro nos anos 90. Victor Garcia Peralta assina a direção, estando o elenco formado por Luciana Braga e Marcius Melhem.

Dizem os sábios que os opostos se atraem. É até possível. Mas, em se tratando de relações amorosas, sendo muitas as oposições é quase impossível que o amor sobreviva. Mas aqui, como já dito no parágrafo inicial, Rita e Cesar continuam se amando, ainda que se engalfinhando por coisas sérias ou bobagens, ainda que juntos ou separados, e mesmo quando ambos estão se relacionando com outras pessoas. É como se ambos dissessem em uníssono: não posso viver com você, mas também não posso viver sem você. Eis um dilema que faria cismar o Príncipe da Dinamarca...

Mas o que importa ressaltar é que os autores escreveram uma comédia romântica deliciosa, repleta de observações mais do que pertinentes sobre as relações amorosas - algumas leves e corriqueiras, outras mais amargas. E criaram dois personagens com os quais o público se identifica totalmente.

Com relação à direção, Victor Garcia Peralta impõe à cena uma dinâmica ágil e extremamente divertida, ainda que sabiamente pontue com sensibilidade alguns momentos mais delicados e tensos.
E teve como parceiros dois intérpretes inteiramente afinados com o contexto.

Comediante por excelência, Marcius Melhem está impecável na pele de Cesar, cabendo registrar o talento do ator no que concerne aos tempos rítmicos e sua notável capacidade de atuar em silêncio. A mesma eficiência se faz presente na performance de Luciana Braga, tanto no que diz respeito ao texto articulado como na expressividade que impõe ao seu corpo. Ambos formam, sem dúvida, uma dupla irretocável, exibindo ótima contracena.

Na equipe técnica, Maneco Quinderé ilumina a cena com a competência habitual, a mesma aplicando-se ao cenário de Miguel Pinto Guimarães, aos figurinos de Rita Murtinho e a trilha sonora de Pablo Paleólogo.

O SUBMARINO - Texto de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Direção de Victor Garcia Peralta. Com Luciana Braga e Marcius Melhem. Teatro das Artes. Sexta e sábado, 21h30. Domingo, 20h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário