quinta-feira, 16 de maio de 2013

3º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA MARÉ TERÁ LANÇAMENTO DE LIVRO COM ARTIGOS DE EDUCADORES‏


Jornalista Rosilene Miliotti (rosimiliotti@redesdamare.org.br)


          A Redes da Maré realiza o III Seminário de Educação da Maré, evento que mobiliza pais, alunos, educadores e profissionais de educação para debater a educação pública na Maré. O evento, que terá lançamento do livro "Vivências educativas na Maré: desafios e possibilidades", acontece no dia 25 de maio, a partir das 9 horas, na Faculdade de Letras da UFRJ

          Como pais, alunos, professores, dirigentes e comunidade podem atuar na melhoria da escola pública na Maré? Que experiências pedagógicas deram certo e podem ser replicadas em outras escolas da cidade? Quais os desafios e dificuldades vividos no dia-a-dia das salas de aula de uma comunidade como a Maré?

          Estas e outras questões farão parte dos debates previstos no III Seminário de Educação da Maré, promovido pela Redes da Maré, no dia 25 de maio (sábado), a partir das 9 horas, na Faculdade de Letras da UFRJ. As mesas de debate contarão com a presença tanto de educadores da própria Maré quanto de universidades e instituições que atuam em outros territórios da cidade.

          Parte das iniciativas do Programa Criança Petrobras na Maré, que atua diretamente em sete escolas de ensino fundamental e uma creche da comunidade, o III Seminário de Educação é resultado de uma longa jornada de mobilizações e discussões para a melhoria efetiva da qualidade do ensino público na Maré.

          A ideia é que o evento seja o ápice de uma série de ações que acontecem durante todo o ano na Maré, tais como oficinas, atividades culturais, discussões, rodas de leitura, cursos preparatórios e aulas de reforço escolar - além do Fórum de Educação da Maré, espaço permanente de debates dos temas relacionados à educação pública.

Livro escrito por educadores da Maré

          Durante o III Seminário de Educação da Maré, será publicado o livro "Vivências educativas na Maré: desafios e possibilidades", com uma série de artigos produzidos por educadores que atuam e vivenciam o dia-a-dia da escola pública na Maré.

          A publicação é fruto da cooperação entre a Redes da Maré, a Secretaria Municipal de Educação e a Petrobras, que juntas realizam, há mais de dez anos, o Programa Criança Petrobras na Maré - ação que atinge diretamente cerca de duas mil pessoas, entre pais, professores e alunos.

          No livro, os autores refletem sobre a situação do ensino em comunidades populares, avaliam o seu papel como educadores, relatam experiências de sucesso, denunciam violências e dificuldades e, acima de tudo, expõem o comprometimento que têm com a educação de seus alunos, a melhoria da qualidade do ensino na Maré e com mudanças estruturais que levem, para as favelas, as mesmas condições de vida que são oferecidas a outros territórios da cidade.

Confira a programação do III Seminário de Educação da Maré

Data: 25 de maio de 2013

Local: Faculdade de Letras da UFRJ (auditórios G1 e G2)

9h - Abertura

9h30min às 12h - Debate: "Educação integral em contextos populares: rumos e desafios" com Ana Maria Cavaliere (UFRJ) e Marcelo Burgos (PUC-Rio)

12h às 12h30min - Espetáculo Tempo Vago, da Cia de Teatro Balões

12h30min às 13h30 - Almoço

13h30 às 15h30min - Palestra "Conhecendo o IDEB: o professor e a prática cotidiana" com Dalcio Marinho (Redes da Maré e Observatório de Favelas)

15h30min às 16h30min - Debate: "Vivências pedagógicas na Maré: desafios e possibilidades" com Janete Trajano, Waldineia Teles Pereira (Ciep Ministro Gustavo Capanema) e Regina Albuquerque (Ciep Presidente Samora Michel)

16h30min - Coquetel de lançamento do livro "Vivências pedagógicas na Maré: desafios e possibilidades"

Rosilene Miliotti
www.redesdamare.org.br
facebook.com/redesdamare
@redesdamare
(21) 3104-3276
(21) 8234-5871
______________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário