segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Teatro/CRÍTICA

"Répétition"

...........................................................
Delicioso e permanente suspense


Lionel Fischer


No início, um homem começa a se declarar para uma mulher. Ela julga insolente a abordagem e avisa que seu marido está prestes a chegar. O desconhecido insiste, petulante e sedutor. A mulher começa a vacilar. Num dado momento, a cena é interrompida, o homem ausente chega e então ficamos sabendo tratar-se de um ensaio. A partir daí, ficção e realidade começam a confundir-se, gerando na platéia um delicioso e permanente suspense.

Em cartaz na Sala Multiuso do Espaço Sesc, "Répétition", de autoria de Flávio de Souza, chega à cena com direção de Walter Lima Jr e elenco formado por Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella.

O homem que estava ausente é o diretor da peça e é casado com a atriz. Esta e o ator com quem contracena, à medida que o texto avança, terminam por envolver-se amorosamente. E a cada vez que a cena inicial é repetida, todos os conflitos tendem a modificá-la, a ela imprimindo diversificados climas emocionais - cumpre registrar que estes se acentuam cada vez mais, em parte em função da crise porque passam a atriz e o diretor, e também porque ele acaba vendo confirmadas suas suspeitas de que sua mulher e o ator, por sinal seu maior amigo, efetivamente levaram para o plano real o que deveria limitar-se ao fictício.

Contendo ótimos personagens, diálogos fluentes e exibindo notável percepção dos tênues limites que separam realidade e ficção, o pertinente texto de Flávio de Souza oferece ao público não apenas a possibilidade de constatar como pode ser complexo um processo de ensaio, mas sobretudo como este, ao menos em certa medida, muito se assemelha ao ato de viver. Ou será que alguém ainda acredita que somos uma unidade plena e indissolúvel, e portanto incapazes de vivenciar experiências totalmente insuspeitadas? 

Com relação ao espetáculo, Walter Lima Jr impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o material dramatúrgico - suas marcações são ágeis, criativas e sempre imprevistas, sendo igualmente irretocável a forma como trabalha os tempos rítmicos.
E com relação ao elenco, os três intérpretes exibem performances irrepreensíveis, todos conseguindo valorizar, com a mesma eficiência, todos os climas emocionais em jogo.

E também me parece oportuno registrar a absoluta cumplicidade entre os atores e sua evidente alegria por estarem compartilhando o mesmo palco. Bom seria que os atores jamais se esquecessem de que, sem cumplicidade e alegria, o teatro jamais pode cumprir sua finalidade maior, que é a de promover um verdadeiro encontro entre quem faz e quem assiste.

Na equipe técnica, um destaque todo especial para a maravilhosa direção de movimento feita por Patrícia Carvalho-Oliveira, sendo corretos o cenário de Ronald Teixeira, os figurinos de Elisa Faulhaber e a iluminação de Fernanda Mantovani.

RÉPÉTITION - Texto de Flávio de Souza. Direção de Walter Lima Jr. Com Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella. Espaço Sesc. Sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h.    



Um comentário:

  1. Ola, gostei muito do seu Blog, sou ator de teatro e gostaria de manter contato caso lhe interesse, meu e-mail é helaehil.cabral@gmail.com
    Desde já muito grato a atenção.

    ResponderExcluir