quarta-feira, 18 de julho de 2012

COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO E RENATA SORRAH APRESENTAM UM CICLO DE LEITURAS COM TEXTOS DE JOËL POMMERAT NO TEATRO GLAUCIO GILL




          Textos inéditos e debates sobre dramaturgia, encenação e novas vias para o teatro nos dias de hoje fazem parte da programação que terá início no dia 18 de julho.


          Joël Pommerat, autor-encenador francês, fundou a Companhia Louis Brouillard em 1990 e atualmente é uma das principais referências dramatúrgicas do teatro mundial. Ele propõe temáticas ligadas às relações humanas e sociais em seus múltiplos aspectos e aos novos olhares sobre o mundo contemporâneo e suas transformações. Seus textos começam a ser traduzidos em diversos idiomas e cumprem temporadas em diversos países.


          A companhia brasileira de teatro e a atriz Renata Sorrah criaram em parceria um projeto ao redor da obra deste autor inédito no Brasil. O projeto inclui a montagem da peça Esta Criança, com estreia prevista para outubro no Centro Cultural Banco do Brasil, ações de formação em um bairro da periferia do Rio de Janeiro e um ciclo de leituras de textos inéditos e debates sobre dramaturgia, encenação e novas vias para o teatro nos dias de hoje.


          O ciclo de leituras acontecerá nas próximas semanas de julho, no teatro Glaucio Gill, integrando as atividades da ocupação Complexo Duplo, que faz a programação do teatro. Serão lidos quatro textos, dirigidos por Marcio Abreu, Emílio de Mello e Felipe Vidal. Participarão, além da companhia brasileira de teatro e da atriz Renata Sorrah, atores, críticos e debatedores convidados. No último dia haverá uma mesa redonda, composta pelos diretores com temas ligados a encenação e dramaturgia.


PROGRAMAÇÃO


Quarta-feira 18/07 – leitura de TEATROS EM PRESENÇA, com Renata Sorrah, direção de Marcio Abreu. Bate-papo com o público. Teatros em presença é uma escolha de textos e pensamentos do autor sobre o fazer artístico, as possibilidades para o teatro hoje, o trabalho coletivo e a dimensão do artista no mundo.


Quinta-feira 19/07 – MINHA CÂMARA FRIA, direção de Felipe Vidal. Bate-papo com o público. Minha câmara fria é um texto recente, criado em 2011. Tem a forma de um folhetim teatral. Num viés crítico e bem humorado, apresenta uma sucessão de cenas que exploram questões eminentemente sociais, revelando personagens ordinários e suas precariedades: o desejo de poder, o trabalho.


Quarta-feira 25/07 – ESTREMEÇO, direção de Emílio de Mello. Bate-papo com o público. Estremeço se passa num lugar que poderia ser chamado de cabaré ou teatro, onde a seriedade e a leveza, a gravidade e a loucura por uma noite não se oporiam mais. Um lugar onde seres humanos vem contar ou buscar uma verdade, conduzidos por um apresentador um tanto desconcertante.




Quinta-feira 26/07 – CHAPEUZINHO VERMELHO, com Renata Sorrah e companhia brasileira de teatro, direção de Marcio Abreu. Mesa-redonda com os diretores das leituras, a crítica e pesquisadora de teatro Daniele Avila e mediação de Luciana Romagnoli, jornalista, crítica e pesquisadora de teatro. Chapeuzinho vermelho é uma livre adaptação do conto popular.


          O ciclo de leituras de textos de Joël Pommerat faz parte de um conjunto de ações de contrapartidas do projeto teatral “Esta Criança”, patrocinado pelo FATE – Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro.


SERVIÇO


CICLO DE LEITURAS


Realização: Cia Brasileira de Teatro / Renata Sorrah Produções / Complexo Duplo


Local: Teatro Gláucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, S/N, Copacabana, ao lado da estação Arcoverde do Metrô)


Dias 18, 19, 25 e 26 de julho de 2012.


Hora: 20h30


Entrada gratuita


Informações: (21) 2332-7904


Capacidade: 150 lugares


Classificação etária: 14 anos


Duração: entre 60 e 90 minutos


OUTRAS INFORMAÇÕES:


Astrolábio Comunicação – www.astrolabiocom.com.br


(21) 3065- 1698 / 7928-0055


Bianca Senna
bianca@astrolabiocom.com.br

_____________________________






























Nenhum comentário:

Postar um comentário