terça-feira, 26 de junho de 2012

O CINE SANTA



          Para a alegria de Santa Teresa, depois de cinco meses fechado para obras, o Cine Santa reabre com mobiliário novo, equipamento top de linha, e fachada nova, criada especialmente pelo artista Smael Vagner. Um evento no Largo do Guimarães, mais a exibição de curta metragem e exposição no Cine Santa, marcam a reinauguração no dia 29 de Junho, sexta-feira, entre 19 e 22 horas. A entrada é franca.


          O Cine Santa conquistou por quatro anos consecutivos - 2008/2009/2010/2011 - o prêmio de "Maior Exibidor de Cinema Brasileiro do País" dado pela Agência Nacional de Cinema - ANCINE, por ter exibido mais títulos que qualquer outro cinema do Brasil. A reforma, assim como a aquisição de novos equipamentos foram viabilizadas, em grande parte, graças a estes merecidos prêmios recebidos da ANCINE, e da Secretaria de Cultura do RJ, pois o Cine Santa é um Cinema de bairro auto- sustentável, e que serve ao bairro, dentro das suas características e conceitos.


          O Cine Santa foi inaugurado em dezembro de 2005, depois de funcionar, por dois anos, como cineclube dominical na Igreja Anglicana do bairro. Nesses sete anos de existência conquistou o bairro não só pelo diferencial na programação - que privilegia o cinema nacional de arte -, mas também pelo seu comprometimento social. Santa Teresa tem aproximadamente 50 mil habitantes e quase 11 mil moradores fazem parte do Clube dos Amigos do Cine Santa. O Clube facilita a todos o acesso ao cinema cobrando apenas a metade do valor do ingresso. Para associar-se ao Clube dos Amigos é fácil, basta levar um documento de identificação e preencher uma ficha.


          “O Cine Santa é do bairro e não somente no bairro”, socializa Fernanda Oliveira, a diretora artística e sócia junto com o músico e marido Adil Tiscatti, que também assume a produção executiva.


          O Cine Santa fica no Largo do Guimarães e funciona no prédio da Prefeitura, onde foi o BANERJ e antiga mercearia do Sr. Guimarães, que dá nome ao local. O simpático cinema tem 54 lugares, uma Galeria de Arte, e a charmosa bombonière, que já é um prolongamento do bairro: tem os enroladinhos de goiaba da Ceça; os doces portugueses da Alba; os pães da Jurema Cândido; o brownie orgânico da Juju; as empanadas argentinas do Ruan, além de pipoca e refrigerante, é claro.


          Na noite de reinauguração, não haverá sessões normais. O curta “Cine Paradiso é Aqui” será exibido diversas vezes entre às 19 e 22 horas para que todos conheçam a nova sala. Enquanto isso, na Galeria de Arte do cinema acontecerá uma exposição do artista Smael Vagner, que trabalha com grafiti. As obras estarão expostas com as de outros grafiteiros do mundo inteiro, convidados por ele, e permanecerão por um mês na Galeria. Smael, que também confeccionou a fachada do cinema, acaba de inaugurar uma exposição na França e será uma das principais atrações no “Arte de Portas Abertas”, evento que acontece no bairro anualmente.


          Mais comemorações com entrada franca acontecerão no Largo dos Guimarães, como o DJ Zod e outras atrações surpresas. O Cine Santa oferecerá ainda, neste dia de festa, pipoca, refrigerante e degustação de Cachaçaria Magnífica.


          A programação do Cinema prossegue no final de semana normalmente, com “Febre do Rato” e “Violeta foi para o Céu”. O Cine Candido Mendes também é reinagurado em Ipanema pelos sócios do Cine Santa. E pretende ser o primeiro cinema alternativo de arte, e de bairro em 3D do Brasil.


          O Cine Candido Mendes em Ipanema estava fechado há dois anos e foi reaberto em abril de 2012 pelos mesmos Fernanda Oliveira e Adil Tiscatti do Cine Santa, eternos apaixonados pela sétima arte. O espaço passou por uma enorme reforma e agora passou a ter 81 lugares, com cadeiras confortáveis, telão novo, ar condicionado e equipamento de primeira. A novidade é que além de película o cinema também tem exibição digital.


          O cinema foi reaberto com a mesma proposta artística da década de 70, época de sua inauguração, uma tradição em cinema de arte, conceitual, autoral, frequentado por cineastas, artistas e formadores de opinião. Mal acabou de reabrir e o Cine Candido Mendes mostra seu talento e anda badalado; já passaram por lá Alexandre Borges, Sonia Braga, Alessandra Negrini, Domingos de Oliveira, Kate Lyra, entre outras personalidades.


          Embora com o mesmo conceito do ‘Cine Santa’ o Cine Candido Mendes tem projetos um pouco mais ambiciosos: “a ideia é colocar 3D para exibir filmes alternativos neste formato. Há uma enorme variedade de documentários nacionais e internacionais de vários temas e propostas. Alguns diretores famosos como Wim Wenders, Spielberg e outros, já se renderam ao formato e estão criando filmes de arte em 3D. Seremos o primeiro cinema alternativo de arte, e de bairro, em 3D do Brasil”, revela Adil Tiscatti.


          Outros projetos para os cinemas nos bairros de Santa Teresa e Ipanema são de levar música, teatro, poesia, debates, palestras e performances. As experiências começarão pelo Cine Santa e tudo que acontecer por lá, será levado depois para o Cine Candido Mendes.


Cine Santa Teresa


End.: Largo do Guimarães, 136 - Santa Teresa Tel 222 0203
Capacidade: 54 lugares
http://www.cinesanta.com.br/ / www.facebook.com/cinesanta


Cine Candido Mendes


Rua Joana Angélica. 63 - Ipanema Tel: 2523 3663
Capacidade: 81 lugares
http://www.facebook.com/cinecandido.mendes


Assessoria de Imprensa
Nani Santoro e Nanda Dias
(21) 3324.5200/9855.1939 nanisantoro@uol.com.br
(21)9764.0655 nandadias15@uol.com.br


















Nenhum comentário:

Postar um comentário