quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PERSONALIDADES - S




TARDIEU, Jean (1903-1995)


Poeta e dramaturgo francês. Começou a escrever teatro experimental em 1947, e suas primeiras obras, peças curtas, foram reunidas em dois volumes (Teatro de câmera e Poemas para representar): Quem está aí?, A polidez inútil, O móvel e O balcão, entre outras. Estas peças investigam diversas possibilidades de expressão dramática. Mais adiante, Tardieu investe na questão da linguagem, praticamente abdicando do significado – A sonata e os três senhores, Conversação sinfonieta, Os amantes do metrô, O ABC de nossa vida e Uma voz sem ninguém. Jean Tardieu é considerado o mais genuíno representante do Teatro do Absurdo.


TERENCIO (190-159 a. de C.)


Autor dramático romano. Traduziu e adaptou comédias de Menandro e de outros autores da Nova Comédia grega. Suas comédias acontecem em ambientes refinados e cultos, podendo ser destacadas Andria, Hecyra, Eautontimorunemos, Eunuchus, Phormio e Adelphoe.


TESPIS (século VI a. de C.)


Autor dramático grego. Criador lendário da tragédia. Provavelmente se deve a ele a introdução de um ator como oponente do coro e do corifeu. O carro de Tespis, segundo a lenda, viajava pela Grécia exibindo representações dramáticas.


TIRSO DE MOLINA (1584-1648)


Autor dramático espanhol. Forma, juntamente com Lope de Veja e Calderón de la Barca, o trio de autores mais importante do teatro clássico espanhol. Cultivou todos os gêneros dramáticos criados por Vega e seguiu fielmente sua técnica e fórmulas dramáticas. Seu teatro tem como marcas a caracterização psicológica dos personagens, especialmente os femininos e por seu sentido realista, sendo particularmente bem-sucedido nas comédias de intriga amorosa. O teatro de Tirso de Molina também exibe riqueza e vivacidade de linguagem. Dentre suas principais obras podem ser citadas: A vingança de Tamar, A prudência na mulher, Dom Gil das calças verdes, Marta, a piedosa e O enganador de Sevilha.


TOLSTOI, Alexei (1883-1945)


Novelista e autor dramático russo. De família aristocrática, escreveu obras significativas, como O amor, A morte de Danton, Azev e O caminho da vitória. Mas certamente suas peças mais poderosas são Ivan, o terrível e o drama histórico Pedro I, baseado em sua novela homônima. Suas obras se caracterizam por uma mescla de elementos psicológicos com uma detalhada e crítica descrição dos sucessos históricos sociais.


TURGUENEV, Ivan (1818-1883)


Poeta, novelista e autor dramático russo, adepto do Realismo. Suas peças, nas quais o elemento propriamente dramático não é muito desenvolvido, antecipam alguns traços essenciais do drama de Tchecov: o impressionismo, o matiz psicológico, a melancolia e o tom lírico. Suas principais obras são: Um mês no campo, Insolvência e A provinciana.


_____________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário