quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PERSONALIDADES - N




NEMIROVICH-DANCHENKO, Vladimir (1858-1943)


De nacionalidade russa, escreveu novelas e comédias ligeiras. Dirigiu a Escola Dramática da Sociedade Filarmônica de Moscou até conhecer Stanislavski, com quem fundou, em 1897, o Teatro de Arte de Moscou, baseado no naturalismo. Stanislavski era o responsável pelas montagens e a formação dos atores, cabendo a Danchenko selecionar as obras que seriam encenadas e a organização do centro, muitas vezes atuando como co-diretor. Após a Revolução de 1917, tentou adaptar os métodos do Teatro de Arte de Moscou ao teatro musical e criou um estúdio musical, que a partir de 1926 se chamaria Teatro Nemirovich-Danchenko. Seu principal objetivo era formar atores que não apenas conseguissem dizer bem um texto, mas também cantar, dançar, tocar instrumentos, fazer acrobacias etc. Com a morte de Stanislavski, em 1938, Danchenko assumiu sozinho a direção do Teatro de Arte de Moscou.


NEHER, Caspar (1897-1962)


Cenógrafo alemão, amigo de Brecht (estudaram juntos em Munique, de 1918 a 1922). Neher assinou algumas das cenografias mais expressivas de sua época, podendo ser destacadas as que fez para peças do maior dramaturgo alemão  Na selva das cidades, Baal, Um homem é um homem, A ópera dos três vinténs e O senhor Puntila e seu criado Matti. Também foram marcantes suas participações em A vida de Eduardo II (Marlowe), Coriolano e Hamlet (Shakespeare), e Lulu (Wedekind).


NUNN, Trevor (1940)


Diretor inglês. Estudou em Cambridge e entrou para Royal Shakespeare Company em 1965, dirigindo neste mesmo ano uma montagem memorável de Henrique V, de Shakespeare, com Ian Holm no papel principal. Contribuiu grandemente para definir o estilo da companhia, traduzido em muitos espetáculos de primeira grandeza, como Hedda Gabler (Ibsen), Romeu e Julieta e Macbeth (Shakespeare), O alquimista (Jonson), e Os miseráveis (Victor Hugo).


_________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário