segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Teatro/CRÍTICA

"Cartas de Maria Julieta & Carlos Drummond de Andrade"

......................................................
Humor e humanidade no Sesc


Lionel Fischer


Como já disse inúmeras vezes, sou completamente indiferente aos avanços tecnológicos no campo da informática - meu computador e eu mantemos uma relação extremamente delicada e não consigo resolver impasses que uma criança de três anos (com sono) resolve em segundos. Isto posto, cumpre declarar que sou completamente apaixonado por papel, por livros (adoro o cheiro deles) e por cartas - meus amigos costumam dizer que sou um homem, no máximo, do século 19, o que recebo como delicioso elogio. 

Assim sendo, nada mais natural que a presente montagem me despertasse grande curiosidade, já que estruturada em cima de cinco décadas de correspondência trocada entre Maria Julieta e seu pai, o poeta Carlos Drummond de Andrade. Em cartaz no Espaço Sesc, o espetáculo foi idealizado por Pedro Drummond, filho de Maria Julieta e neto de Drummon. Sura Berditchevsky responde pela direção, dramaturgia e atuação - Luis Fernando Philbert assina a co-direção da montagem.

Como dito acima, o espetáculo baseia-se em cinco décadas de correspondência, o que faculta ao espectador não apenas conhecer a fortíssima, delicada, poética e enriquecedora relação entre um poeta e sua filha, mas também desnuda o homem cuja conduta foi sempre marcada pela discrição.

A partir de um material pleno de humor e humanidade, Sura Berditchevsky criou uma encenação altamente poética. São lindíssimas as projeções de cartas, fotos e em particular uma delas, que exibe modelos de vestidos. Igualmente notável a idéia da encenadora de ir transformando o espaço à medida que a narrativa se desenvolve, manipulando mesas e pequenos caixotes, a eles conferindo imprevistas funções. E no tocante à interpretação, Sura convence em todos os momentos, interpretando vários personagens em diversas idades.

Na equipe técnica, destaco com o mesmo entusiasmo as contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna montagem - Bia Junqueira (direção de arte), Wagner Marguette (figurino), Paulo César Medeiros (iluminação), Renato Vilarouca e Ricardo Vilarouca (animação gráfica e vídeos), Alexandre Elias (trilha sonora), Rose Gonçalves (preparação vocal) e Jean Marie Dubrul (preparação corporal).

CARTAS DE MARIA JULIETA & CARLOS DRUMMON DE ANDRADE - Direção, dramaturgia e atuação de Sura Berditchevesky. Espaço Sesc. Quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário