sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Teatro/CRÍTICA

"Tim Maia - Vale Tudo, o musical!"

.....................................................
Emocionado e divertido tributo


Lionel Fischer


Lançada em 2008, a biografia "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", escrita por Nelson Motta, foi agora transposta para o palco, com Motta assinando o texto, contando com a colaboração do diretor João Fonseca. E o emocionado e divertido tributo faculta ao público uma visão abrangente da vida e trajetória artística do controverso e talentosíssimo cantor/compositor, personalidade anárquica que jamais se enquadrou nos padrões vigentes exigidos pelo mercado fonográfico.

Em cartaz no Teatro Carlos Gomes até dia 11 de setembro (o espetáculo retornará três semanas depois no Oi Casagrande), "Tim Maia - Vale Tudo, o musical" chega à cena com elenco formado por Tiago Abravanel, Isabella Bicalho, Lilian Valeska, Pedro Lima, André Vieri, Bernardo La Roque, Reiner Tenente, Evelyn Castro, Pablo Ascoli, Anna Carbatti e Letícia Pedroza - o primeiro vive o protagonista, com os demais interpretando de três a sete personagens, dentre eles Roberto e Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Benjor, Carlos Imperial, Chico Buarque e o próprio Nelson Motta.

Não li a biografia escrita por Nelson Motta, mas a julgar por sua transposição para o palco, só posso acreditar que seja igualmente deliciosa. Estruturada em blocos temáticos, a narrativa aborda desde a infância de Tim Maia até sua morte, o que possibilita não apenas conhecer a fundo fatos inerentes ao artista, mas também as várias fases por que passou a MPB a partir do início dos anos 60 até a morte do cantor, em 1998.

Bem escrito, contendo ótimos personagens, pleno de humor e humanidade, o belo texto de Nelson Motta é sem dúvida um dos melhores da atual temporada. E o mesmo se aplica à direção de João Fonseca, que trabalha de forma irretocável os múltiplos climas emocionais propostos pelo autor. Para tanto, naturalmente, contou com a preciosa colaboração de todos os profissionais envolvidos. A começar pelo elenco.

Na pele do protagonista, Tiago Abravanel, de apenas 23 anos, exibe performance deslumbrante. E não por imitar Tim Maia, mas por recriá-lo em suas características essenciais, a elas certamente agregando aspectos de sua própria personalidade. Excelente cantor, carismático e também plenamente convincente no que diz respeito ao texto articulado, Tiago Abravanel é a grande surpresa da presente temporada.

Quanto aos demais atores, cumpre destacar a ótima contracena que estabelecem, a contagiante alegria que exibem de estar em cena, a impecável forma como cantam e interpretam dezenas de personagens. Sem este seletíssimo elenco de atores/cantores o espetáculo em hipótese alguma se converteria neste estrondoso sucesso, sob todos os aspectos mais do que merecido. Simplesmente imperdível, já que promove o que de mais essencial existe no teatro: um verdadeiro encontro entre quem faz e quem assiste.

Na equipe técnica, destaco inicialmente, e com total entusiasmo, a direção musical e arranjos de Alexandre Elias - os arranjos são belíssimos e executados com maestria por Cássio (teclado), Leandro Vasques (baixo), Bezaleel (sax tenor), Marcelo Rezende (guitarra), Josias Franco (trompete) e Tiago Silva (bateria). 

Cumpre igualmente destacar as inestimáveis colaborações de Paulo César Medeiros (iluminação), Rui Cortez (figurinos) e Sueli Guerra (coreografia), que muito contribuem para tornar inesquecível esta mais do que pertinente homenagem ao "síndico do Brasil".

TIM MAIA - VALE TUDO, O MUSICAL! - Texto de Nelson Motta. Direção de João Fonseca. Com Tiago Abravanel, Isabella Bicalho e grande elenco. Teatro Carlos Gomes. Quinta a domingo, 20h.

Um comentário:

  1. Olá.

    Eu sou estudante de artes cênicas da UFSM do RS e estava procurando informações sobre o dramaturgo Ronald Fucs. Eu vi que você tem alguns textos dele no seu blog e é professor de teatro.
    Como estou pensando em montar uma peça dele para uma disciplina da universidade, gostaria de saber se você poderia me ajudar, me passando algumas informações sobre ele.
    Você poderia me responder no meu e-mail, que é: geison.sommer@hotmail.com
    Eu aguardo a resposta.
    Abraços

    ResponderExcluir