quinta-feira, 21 de abril de 2011

Teatro/CRÍTICA

"Os 39 degraus"

..........................................................
Humor, fantasia e cumplicidade


Lionel Fischer


Após cumprir excelente temporada em São Paulo, chega ao Rio um espetáculo delicioso, baseado no filme homônimo de Alfred Hichcock. E a delícia em questão fica por conta, dentre outros fatores, da capacidade do autor Patrick Barlow de parodiar a obra do genial cineasta sem, em momento algum, desrespeitá-la. Em cartaz no Teatro do Leblon (Sala Marília Pêra), "Os 39 degraus" tem direção assinada por Alexandre Reinecke e elenco formado por Dan Stulbach, Fabiana Gugli, Danton Mello e Henrique Stroeter. 

Como se trata de uma obra baseada em filme muito conhecido, não julgo necessário reproduzir seu enredo. Mas ainda que se tratasse de um filme pouco visto, detalhar a trama privaria o espectador de uma série de surpresas hilariantes e desvairadas, o que terminaria por minimizar o efeito dos acontecimentos que povoam este verdadeiro "trem fantasma" impregnado de humor e fantasia. 

Como todos sabemos, produzir humor não é tarefa nada fácil e, menos ainda, quando a direção investe corajosamente numa linguagem que despreza por completo o realismo e expõe, de forma absolutamente explícita, o lúdico inerente ao jogo teatral, ao invés de ocultá-lo.

Isto certamente coloca o espectador em um outro lugar, diria mesmo que o transforma numa espécie de cúmplice, não estando afastada a hipótese de que muitos devem ter desejado estar em cena e assim exercitar a criança que existe em todos nós, mas em geral tão esquecida.

Valendo-se de marcações engraçadíssimas, conferindo a objetos inusitadas funções e trabalhando de forma notável os tempos rítmicos, o diretor Alexandre Reinecke exibe ainda o mérito suplementar de haver extraído ótimas atuações do elenco.

Na pele de Richard, Dan Stulbach confere total veracidade ao sedutor irresistível, o mesmo ocorrendo com Fabiana Gugli nas três personagens que interpreta (a agente secreta Annabela Schimit, a inconstante Pamela e a camponesa Margaret) e com Danton Mello e Henrique Stroeter, que encarnam múltiplos papéis. E aqui me parece de suma importância destacar não apenas a eficiência do elenco no que diz respeito ao texto articulado, mas também a expressividade do trabalho corporal de todos.

Na equipe técnica, todos os profissionais envolvidos nesta deliciosa empreitada teatral realizam trabalhos de altíssimo nível - Cyro Del Nero (direção cenográfica), Cássio Brasil (figurinos), Paulo César Medeiros (iluminação), Daniel Maia (trilha sonora) e Carol Mariottini (direção de movimento). Faço também questão de registrar as impecáveis operações de luz (Lucas Gonçalves) e som (Bruno dos Reis), cuja precisão em muito contribui para o êxito do espetáculo.

OS 39 DEGRAUS - Texto de Patrick Barlow. Direção de Alexandre Reinecke. Com Dan Stulbach, Danton Mello, Fabiana Gugli e Henrique Stroeter. Teatro do Leblon. Quinta a sábado, 21h. Domingo, 20h.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário