terça-feira, 17 de março de 2009

Múltipla Escolha 11



1. A partir da Revolução Francesa, os grandes artistas começaram a assumir uma posição crescentemente hostil à sociedade do seu tempo - até então, a tendência dominante era a celebração da ordem existente, de origem divina e corporificada na aristocracia. Mais adiante, com o advento da Revolução Industrial, foram criados mecanismos coletivos de domínio sobre o indivíduo, que encontram seu apogeu de opressão na era da tecnologia. Pois bem: você acredita que as duas Revoluções possam ter contribuído para o posterior surgimento do Teatro de Protesto?
a) Não: o Teatro de Protesto é anterior a ambas
b) Não: o Teatro de Protesto remonta à Grécia Antiga
c) Não: o Teatro de Protesto foi criado por Plauto
d) Os itens a e b estão corretos
e) Sim

2. Considerado o expoente máximo do teatro naturalista e tido como o pai do teatro moderno, o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) escreveu textos memoráveis. E é de sua autoria um drama duplo, com um total de 10 atos. Ele se encontra na lista abaixo?

a) Romersholm / Hedda Gabler
b) Um inimigo do povo / O construtor
c) O pato selvagem / Peer Gynt
d) Imperador / Galileu
e) Nenhuma das respostas anteriores

3. Mais do que qualquer outro dramaturgo, o sueco August Strindberg (1849-1912) escreve-se a si próprio, e o eu que continuamente expressa é o do moderno homem alienado, arrastando-se entre o céu e a terra, desesperadamente tentando arrancar alguns absolutos de um universo abandonado. Uma de suas peças mais célebres se encontra abaixo relacionada?

a) O sonho
b) O bravo soldado Scheik
c) A morte do caixeiro viajante
d) Rei Lear
e) O item a está correto

4. O russo Anton Tchecov (1860-1904) escreveu, dentre muitas obras-primas, uma em que retratava a decadência da aristocracia rural e a ascensão da burguesia. Você conseguiria identificá-la na relação que se segue?

a) Tio Vânia
b) O jardim das cerejeiras
c) A gaivota
d) Platonov
e) Nenhuma das respostas anteriores

5. Partidário de um teatro francamente doutrinário em substituição à tradição romântica, o irlandês George Bernard Shaw (1856-1950) escreveu o seguinte, no prefácio de uma de suas peças: “O drama de puro sentimento deixou de estar nas mãos do dramaturgo; foi conquistado pelo compositor musical...e não existe, francamente, futuro algum para qualquer drama que não seja o drama de pensamento”. Pois bem: você saberia indicar qual de suas peças, abaixo relacionadas, teve como prefácio o texto acima relacionado?

a) A profissão da srª Warren
b) Major Bárbara
c) Volta a Matusalém
d) Homem e superhomem
e) Nenhuma das respostas anteriores

6. Autor cuja obra completa expusemos no nº 170 dos Cadernos de Teatro, o alemão Bertolt Brecht (1898-1956) escreveu, aos 25 anos, uma de suas peças mais célebres, ambientada em Chicago e estruturada ao longo de 11 cenas. Qual seria?

a) Baal
b) Galileu, Galilei
c) Na selva das cidades
d) Aquele que diz sim, aquele que diz não
e) A alma boa de Setsuã

7. Embora cumulado de honrarias em vida, o italiano Luigi Pirandello (1867-1936) julgava-se incompreendido e pouco apreciado. Quando a crítica se manifestou desfavoravelmente a uma de suas peças, declarou o seguinte: “A Itália terá de expiar a vergonha de não ter me compreendido e me tratado injustamente”. Depois de qual texto ele escreveu o transposto acima?

a) Assim é, se lhe parece
b) Vestir os nus
c) Lázaro
d) Seis personagens em busca de um autor
e) Os gigantes da montanha

8. O norte-americano Eugene O’Neill(1888-1953) é considerado o pioneiro do moderno teatro americano. Autor de textos memoráveis, dentre eles Além do horizonte, O imperador Jones e Longa jornada noite adentro, O’Neill teve duas fortes influências. Elas se encontram na relação abaixo?

a) Ibsen
b) Strindberg
c) Tragédia grega
d) Shakespeare
e) Três ítens estão corretos

9. O francês Antonin Artaud (1896-1948) foi escritor, poeta, ator e diretor. Mas não passou à imortalidade em função de nenhuma de suas realizações no campo do fazer teatral, e sim graças a um livro que teria influência decisiva sobre o teatro do século XX. O livro está abaixo relacionado?

a) A arte da encenação
b) O teatro e seu duplo
c) O ator: elemento essencial da cena
d) Em busca de um teatro pobre
e) Nenhuma das respostas anteriores

10. Ladrão confesso e homossexual assumido, o francês Jean Genet (1910-1986) passou grande parte de sua vida na cadeia. Ainda assim, sempre contou com a simpatia da maior parte dos intelectuais franceses, dentre eles Jean-Paul Sartre. Dos textos abaixo, três são de sua autoria. Você consegue identificá-los?

a) As criadas
b) O balcão
c) Os negros
d) Roberto Zucco
e) Os itens a, b e c estão corretos

Gabarito 11


Questão 1
e) Sim

Questão 2
d) Imperador e Galileu

Questão 3
e) O item a está correto

Questão 4
b) O jardim das cerejeiras

Questão 5
a) A profissão da srª Warren

Questão 6
c) Na selva das cidades

Questão 7
c) Lázaro

Questão 8
e) Três itens estão corretos (a, b e c)

Questão 9
b) O teatro e seu duplo

Questão 10
e) Os itens a, b e c estão corretos

_______________________

Múltipla Escolha 12



1. O teatro brasileiro surgiu em S. Vicente com o objetivo de ser uma espécie de escola de catequese espiritual, artística e religiosa. Foi criado por iniciativa do provincial da Missão Jesuíta. Pois bem: seu nome consta da relação abaixo?

a) Orlando Damasceno
b) Fernando Meirelles
c) Manuel da Nóbrega
d) Constâncio Ferreira
e) Nenhuma das respostas anteriores

2. O provincial da Missão Jesuíta efetivamente criou o teatro brasileiro. Mas ele não ensaiava os “atores” e não escrevia textos, função exercida por:

a) Padre José de Anchieta
b) Cônego Martins Otacílio
c) Monsenhor Flávio Alcântara
d) Conselheiro Demóstenes Fiúza
e) Nenhuma das respostas anteriores

3. O primeiro teatro a existir no Rio de Janeiro chamava-se Teatro dos Índios de
S. Lourenço. Algumas das características desse espaço estariam abaixo relacionadas?

a) Tablado cercado por festões vegetais
b) Duas cortinas vermelhas como pano de boca
c) Camarote lateral para os padres da Companhia de Jesus
d) Os itens a, b e c estão corretos
e) Não

4. Em 1584, durante os festejos de S. Sebastião, realizou-se no Rio de Janeiro, no adro da Igreja da Misericórdia, uma representação solene do Auto da Pregação Universal, de José de Anchieta. Esse evento de gala foi prestigiado por um dos mais importantes personagens da História do Rio de Janeiro. Quem teria sido?

a) Cacique Araribóia
b) Estácio de Sá
c) Mem de Sá
d) Antônio Gusmão
e) Nenhuma das respostas anteriores

5. Na segunda metade do século XVIII surgem, no Brasil, as primeiras casas de espetáculos. E em 1794 o País recebe, pela primeira vez, a visita de uma companhia européia, liderada por um ator de renome. Se nome consta da relação abaixo?

a) Antônio José de Almeida
b) Antônio José de Paula
c) José Antônio Ferreira
d) José Antônio Nepomuceno
e) Nenhuma das respostas anteriores.

6. Em 1729, para celebrar o casamento do Príncipe do Brasil com a Infanta de Castela, foram encenadas na Bahia seis comédias, duas delas abaixo citadas. Quais seriam?

a) Fineza contra fineza, de Calderón de la Barca
b) El desdén com el desdén, de Moreto
c) No digas nada, autor anônimo
d) La muerte del infante, autor anônimo
e) Os itens a e b estão corretos

7. O pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789) foi o primeiro autor brasileiro a ser encenado. Sua obra de estréia chamava-se:

a) Amor mal correspondido
b) Trapaças do amor
c) Galanteios fugidios
d) Paixões impossíveis
e) Nenhuma das respostas anteriores

8. A transferência da família real portuguesa para o Brasil teve repercussão sobre a vida teatral, o mesmo ocorrendo com a música e o drama lírico. Em 1813, abria suas portas no Rio um teatro que viria a se tornar de granhde importância para a cidade. Você saberia identificá-lo?

a) Teatro João Caetano
b) Teatro Carlos Gomes
c) Real Teatro S. João
d) Real Teatro S. Bartolomeu
e) Nenhuma das respostas anteriores

9. Três nomes da primeira geração romântica contribuíram decisivamente para imprimir feições nacionais ao teatro brasileiro. Seus nomes constam da relação abaixo?

a) Gonçalves de Magalhães
b) Martins Pena
c) João Caetano
d) Carlos Gomes
e) Os itens a, b e c estão corretos

10. Um dos maiores escritores brasileiros, autor de romances e contos memoráveis, também chegou a namorar o palco, para o qual escreveu algumas comédias, sendo a mais conhecida Quase ministro. Mas sua produção dramatúrgica não pode sequer ser comparada à sua produção literária. Quem seria esse “monstro” das letras que fracassou como autor teatral?

a) José de Alencar
b) Machado de Assis
c) Joaquim Manuel de Macedo
d) França Júnior
e) Nenhuma das respostas anteriores.

______________________

GABARITO 12

Questão 1
c) Manuel da Nóbrega

Questão 2
a)Padre José de Anchieta

Questão 3
d) Os itens a, b e c estão corretos

Questão 4
a) Cacique Araribóia

Questão 5
a) Antônio José de Paula

Questão 6
e) Os itens a e b estão corretos

Questão 7
a) Amor mal correspondido

Questão 8
c) Real Teatro S. João

Questão 9
e) Os itens a, b e c estão corretos

Questão 10
a) Machado de Assis

_______________________

Múltipla Escolha 13


COMMEDIA DELL’ARTE

a) Forma de teatro cômico originária da Itália
b) Espetáculo com diálogo improvisado
c) Comédia com temas ligados à arte
d) Montagens com cenografia definida
e) Duas respostas estão corretas

DRAMA DA RESTAURAÇÃO

a) Peças centradas na restauração do espaço cênico
b) Textos montados para a criadagem palaciana
c) Dramaturgia inglesa após a restauração da Monarquia (1660 a 1700)
d) Montagens assistidas por nobres e aristocratas da corte de Charles II
e) Nenhuma das respostas anteriores

FARSA

a) Gênero com muitas pretensões intelectuais
b) Humor centrado em atividades físicas e efeitos visuais
c) Ausência total de violência e ritmo acelerado
d) Casamento, leis e negócios jamais são abordados
e) Duas respostas estão corretas

MASCARADA

a) Forma espetacular e luxuosa de divertimento teatral
b) Foi criada na Itália renascentista, chegando mais tarde à França e Inglaterra
c) Era apresentada apenas uma vez para nobres e aristocratas
d) Combinava poesia, música, figurinos elaborados e grandes efeitos de maquinaria
e) Todas as respostas estão corretas

PANTOMIMA

a) Originalmente, um entretenimento etrusco
b) Gênero criado em Roma
c) A narração era cantada pelo coro
d) A ação ocorria sob a forma de danças
e) Três itens estão corretos

SÁTIRA

a) Gênero que utiliza técnicas de comédia
b) Visa expor criticamente certas situações
c) Jamais foi utilizada por Molière
d) Bernard Shaw tinha horror à sátira
e) Dois itens estão corretos

TEATRO DA CRUELDADE

a) Gênero criado por presidiários de San Quentin
b) Teatro baseado em magias e ritos
c) Antonin Artaud abominava o gênero
d) Antonin Artaud foi o criador do gênero
e) Nenhuma das respostas anteriores

TEATRO POBRE

a) Criado por palestinos na Faixa de Gaza
b) Iniciativa de uma Ong norueguesa
c) Idealizado pelo polonês Jerzy Grotowski
d) Teatro que dispensava cenários luxuosos
e) Os itens C e D estão corretos

TEATRO ÉPICO

a) Estruturado em torno de epopéias
b) Visava mais ao intelecto do que ás emoções
c) Peças episódicas com canções narrativas
d) Gênero criado por Bertolt Brecht
e) Três itens estão corretos

TEATRO DO ABSURDO

a) Dramatização do absurdo e futilidade da existência
b) Gênero que dispensa a ação lógica
c) Textos que exibem comportamentos inapropriados
d) Gênero criado nos anos 50
e) Todas as respostas estão corretas

_________________________________


Gabarito 13

Questão 1
e) Duas respostas estão corretas, os itens a e b

Questão 2
c) Dramaturgia inglesa após a restauração da monarquia (1660 a 1700)

Questão 3
b) Humor centrado em atividades físicas e efeitos visuais

Questão 4
e) Todas as respostas estão corretas

Questão 5
e) Os itens b, c e d estão corretos

Questão 6
e) Os itens a e b estão corretos

Questão 7
b) Teatro baseado em magias e ritos.
OBS: o ítem d também está correto

Questão 8
e) Os itens c e d estão corretos

Questão 9
e) os itens b, c e d estão corretos

Questão 10
e) Todas as respostas estão corretas

_______________________


Múltipla Escolha 14


1. Da mesma forma que a tragédia, a comédia também se originou nas festas celebradas em louvor a Dionísio. Pois bem: que predicados possuía este deus?

a) Era o deus do vinho e da fecundidade
b) Era o deus do vinho e da fartura
c) Era o deus da fecundidade e da sorte
d) Era o deus da guerra e do amor
e) Nenhuma das respostas anteriores

2. Em sua estrutura definitiva, a comédia se firmou cerca de cem anos depois da tragédia, no século V ªC. E em sua evolução tiveram grande importância os fliacos e as falofórias. Então, vamos por partes: você sabe quem ou o que eram os fliacos?

a) Instrumentos de sopro
b) Tambores gigantescos
c) Eunucos muito afinados
d) Atores ambulantes
e) Nenhuma das respostas anteriores

3. E quanto as falofórias?

a) Escravas núbias
b) Sacerdotisas do templo
c) Procissões dionisíacas
d) Cantigas ancestrais
e) Nenhuma das respostas anteriores

4. Os primeiros atores costumavam se apresentar em qual das opções?

a) Toscos palcos de madeira
b) Do lado oeste da Acrópole
c) À beira-mar
d) Na entrada de Atenas
e) Nenhuma das respostas anteriores

5. Nas procissões dionisíacas se transportava o falo. Qual era a sua simbologia?

a) Felicidade conjugal
b) Procriação
c) Virilidade
d) Coragem
e) O item b está correto

6. Como terminavam as procissões dionisíacas?

a) Com o sacrifício de um bode
b) Com uma bebedeira generalizada
c) Com orgias desenfreadas
d) Com lutas entre desafetos
e) Nenhuma das respostas anteriores

7. Os desfiles em homenagem a Dionísio contavam com a participação de três grupos: as caneforas, os falóforos e os comastas. Vamos ao primeiro deles: qual a sua função?

a) Levar objetos para o sacrifício
b) Entoar cânticos delirantes
c) Fazer a apologia do corpo
d) Recordar vitórias em batalhas
e) Só um item está correto

8. E quanto aos falóforos?

a) Zelavam pela ordem
b) Empunhavam lanças
c) Protegiam as canéforas
d) Constituíam a elite militar de Atenas
e) Nenhuma das respostas anteriores

9. E no que diz respeito aos comastas?

a) Eram representantes da aristocracia
b) Integravam a elite sacerdotal
c) Eram os responsáveis pelos cânticos
d) Pertenciam à casa real
e) Nenhuma das respostas anteriores

10. Os figurinos, no teatro grego, indicavam algo mais do que a classe social a qual pertenciam os personagens?

a) Indicavam o sexo
b) Indicavam o prestígio
c) Indicavam o estado emocional
d) Indicavam a idade
e) Nenhuma das respostas anteriores

Gabarito 14

Questão 1.
a) Deus do vinho e da fecundidade

Questão 2.
d) Atores ambulantes

Questão 3.
c) Procissões dionisíacas

Questão 4.
a) Toscos palcos de madeira

Questão 5.
b) Procriação

Questão 6.
a) Com o sacrifício de um bode

Questão 7.
a) Levar objetos para o sacrifício

Questão 8.
b) Empunhavam lanças

Questão 9.
c) Eram os responsáveis pelos cânticos

Questão 10.
a) Indicavam o sexo

_______________________

Múltipla Escolha 15


1. A Comedia del’Arte é o termo que indica o teatro dos cômicos italianos. Quando surgiu e quando terminou?

A) Século XV até o século XIX
B) Século XV até o século XVI
C) Século XVI até o século XX
D) Século XVI até o final do século XVII
E) Nenhuma das respostas anteriores

2. Quando surgiu, a Comédia del’Arte era apresentada principalmente nas:

A) Praças
B) Igrejas
C) Cercanias das grandes cidades
D) Florestas
E) O item A está correto

3. No século XVII, surgem algumas invenções cenotécnicas. Duas delas estão abaixo mencionadas. Você saberia identifica-las?

A) Máquina de nuvens
B) Máquina de voar
C) Roldanas assimétricas
D) Plataformas móveis
E) Os itens A e B estão corretos

4. Alguns personagens eram identificados pelos objetos que usavam. No caso de Arlequim, qual seria?

A) Bolsa
B) Punhal
C) Bastão
D) Corrente
E) Manto

5. Na Comédia del’Arte, os atores também tinham que ser:

A) Acrobatas
B) Músicos
C) Bailarinos
D) Mímicos
E) Todas as respostas estão corretas

6. As máscaras representam diversas regiões (cidades, dialetos) italianas. A de Pantaleão surgiu onde?

a) Veneza
b) Turim
c) Bérgamo
d) Nápoles
e) Nenhuma das respostas anteriores

7. Os personagens das Comédia del’Arte são sempre os mesmos. Mas você sabe qual a sua origem?

A) Comédias clássicas
B) Jograis medievais
C) Autos Sacramentais
D) Farsas espanholas
E) Todos os itens estão corretos


8. Na primeira metade do século XVII, a Comédia del’Arte entra em decadência. Dentre muitos motivos, dois estão expostos abaixo. Quais seriam?

A) Perde seu feitio popular
B) Não ousa mais enfrentar assuntos da realidade
C) Passa a cobrar ingressos da platéia
D) As montagens tornam-se longas demais
E) Os itens A e B estão corretos

9. Embora tenha escrito pequenos textos para cômicos italianos, em dado momento Carlo Goldoni chegou à conclusão de que o teatro deveria ser:

A) A interpretação de um texto
B) A mescla de várias expressões artísticas
C) Estruturado basicamente na forma de monólogos
D) Falado apenas em latim
E) Nenhuma das respostas anteriores

10. De todas as máscaras da Comédia del’Arte, uma delas – talvez a mais antiga – é a mais popular. Ela estaria relacionada abaixo?

A) Pantaleão
B) Doutor
C) Arlequim
D) Briguela
E) Nenhuma das respostas anteriores

_____________________
GABARITO 15

Questão 1.
d) Século XVI até o final do século XVII

Questão 2.
a)) Praças

Questão 3.
F) Os itens A e B estão corretos

Questão 4.
C) Bastão

Questão 5.
E) Todos os itens estão corretos

Questão 6.
A) Veneza

Questão 7.
A) Comédias clássicas

Questão 8.
E) Os itens A e B estão corretos

Questão 9.
A) A interpretação de um texto

Questão 10.
B) Arlequim

______________________

Múltipla Escollha
Revisão


Embora não se possa precisar o momento e as circunstâncias exatas que marcaram o nascimento do teatro, consta que ele se deu em Atenas, a mais importante cidade-Estado da Grécia, no século VI ªC. Como terá sido?

a) O tirano Sólon reuniu convidados e dramatizou um de seus poemas
b) Guerreiros alcoolizados improvisaram um jogral para festejar uma conquista
c) Numa carroça que simulava um altar, Téspis disse: “Eu sou Dionísio”
d) O Teatro não surgiu em Atenas e sim na Turquia
e) Nenhuma das respostas anteriores

A comédia tem sua origem na parte mais alegre do ditirambo. O que era isto?

a) Evento precursor dos futuros programas de calouros
b) Cântico improvisado das primitivas procissões dionisíacas
c) Cantoria com que as prostitutas pretendiam atrair clientes
d) Coro nupcial para festejar bodas ao ar livre
e) Nenhuma das respostas anteriores

Embora a maior parte de sua obra se dirija ao público infantil, Maria Clara Machado também escreveu textos para adultos. Um deles é protagonizado por um casal idoso, envolvido numa atividade desconcertante. Você consegue identificar este texto?

a) Os embrulhos
b) As interferências
c) Tribobó-City
d) Um tango argentino
e) O boi e o burro a caminho de Belém

Em seu texto À margem da vida, Tennesse Williams impôs à narrativa uma estrutura não convencional. Em que consistia ela?

a) A trama se passava sempre num tempo futuro
b) Todas as cenas eram baseadas no Teatro Nô
c) Várias passagens não continham texto algum
d) O personagem Tom narrava e vivia a história
e) Nenhuma das respostas anteriores

Uma das maiores atrizes nacionais de todos os tempos, Cacilda Becker cunhou uma frase que se tornou célebre. Ela estaria relacionada abaixo?

a) O Teatro é o reino da sensibilidade
b) Não nos peçam para dar a única mercadoria que temos para vender
c) Encenar dramalhões é conspurcar a Arte
d) Nélson Rodrigues é maior do que Shakespeare
e) Entrei para o teatro pensando em fugir de mim mesma

Ele ficou conhecido como o “Molière italiano”. Escreveu, dentre outras, as peças Arlequim, servidor de dois amos e Mirandolina. Quem seria?

a) Carlo Goldoni
b) Maximo Cavaliere
c) Domenico Scarlatti
d) Antonio Sachi
e) Nenhuma das respostas anteriores

Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Dias Gomes escreveu uma peça que, transformada em filme, ganharia a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Qual seria?

a) A invasão
b) A revolução dos beatos
c) O pagador de promessas
d) O Bem-Amado
e) Nenhuma das respostas anteriores

Na opinião de Sábato Magaldi, a peça O rei da vela, de Oswald de Andrade, inaugura uma nova dramaturgia no país. Algumas razões estariam relacionadas abaixo?

a) O texto foi concebido segundo os princípios do Modernismo
b) O texto propõe uma visão desmistificadora do país
c) A caricatura feroz evita qualquer sentimento piegas
d) A paródia substitui a ficção construtiva
e) Todas as respostas estão corretas

Um dos fundadores do Tablado está na relação abaixo e foi dele a direção de O moço bom e obediente, primeiro espetáculo exibido no teatrinho do Patronato da Gávea. Você saberia identifica-lo?

a) Aníbal Machado
b) Martim Gonçalves
c) Jorge Leão Teixeira
d) João Sérgio Marinho Nunes
e) Oswaldo Neiva

Figuras de inestimável importância para O Tablado, colaboradoras fiéis de Maria Clara Machado “desde sempre”, Eddy Rezende Nunes e Vânia Velloso Borges atuaram na primeira versão de Pluft, o fantasminha, em 1955. Em que papéis, respectivamente?

a) Pluft e Julião
b) Maribel e Pluft
c) Sebastião e Tio Gerúndio
d) Julião e Maribel
e) Maribel e Mãe Fantasma

Ao longo do século XIX, os espetáculos teatrais dividiam-se em três partes. Você saberia identifica-las?

a) Tragédia ou ópera / balé / farsa
b) Tragédia / ópera / balé
c) Tragédia / pantomima / balé
d) Ópera / concerto de câmera / tragédia
e) Só um item está correto

No século XVIII, sob a influência da política do despotismo esclarecido do Marquês de Pombal, são construídos teatros na Bahia, Rio de Janeiro, Vila Rica, Recife, São Paulo e Porto Alegre. Com lotação em torno de 300 lugares, esses teatros ficaram conhecidos como:

a) Casa de Ópera
b) Teatro Real
c) Espaço Lírico
d) Sala Imperial
e) Casa de Artes

Em 1927, insatisfeitos com o predomínio dos espetáculos que apenas objetivavam o riso, Álvaro e Eugênia Machado fundam o Teatro de Brinquedo. Com que finalidade?

a) Fazer o espectador se emocionar
b) Gerar uma catarse coletiva
c) Provocar um sentimento de indignação
d) Mesclar o pensamento ao riso
e) Nenhuma das respostas anteriores

Escrita em 1932, Deus lhe pague, de Joracy Camargo, teve mais de 10 mil representações por todo o Brasil, ao longo de décadas, constituindo-se no maior sucesso de Procópio Ferreira. No entanto, muitos críticos consideram o texto insustentável. Por que motivos, ainda que estes possam ser contestados?

a) Trama inverossímil
b) Apelos melodramáticos
c) Superficialidade
d) Personagens mal construídos
e) Só três itens estão corretos

Um gênero teatral influenciou muito Molière, a ponto de o autor se basear nele para criar alguns personagens equivalentes. Qual seria este gênero?

a) Tragédia grega
b) Farsas medievais
c) Autos de Natal
d) Commedia D’ell Arte
e) Cerimônias ecumênicas

Em seus textos, Molière busca os efeitos valendo-se de vários artifícios. Você conseguiria identificar algum na relação que se segue?

a) Contrastes
b) Simetrias
c) Repetições
d) Suspense
e) Todas as respostas estão corretas

Nascido em 22 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Shakespeare correu sério risco de vida ainda no berço. Você conhece a causa?

a) O recém-nascido apresentava problemas respiratórios
b) A mãe de Shakespeare não podia amamentá-lo
c) A cidade foi tomada pela peste
d) A casa onde morava pegou fogo
e) Nenhuma das respostas anteriores

Alguns estudiosos acreditam que o mais chocante assassinato, dentre todos existentes nas peças de Shakespeare (aí incluíndo-se Othelo e Macbeth), ocorre em Romeu e Julieta. Ele envolve personagens abaixo relacionados?

a) Teobaldo e Mercúcio
b) Romeu e a Ama
c) Frei Lourenço e Julieta
d) Escalo e Paris
e) Nenhuma das respostas anteriores

A partir de 1933, Brecht opta por viver fora da Alemanha. Em que países?

a) Dinamarca
b) Estados Unidos
c) Suíça
d) Bélgica
e) Só três itens estão corretos

Umas das mais significativas constribuições de Brecht como teórico foi a criação de um método conhecido como Distanciamento. Algumas de suas características estão aqui relacionadas?

a) Imparcialidade científica
b) Renúncia à identificação
c) Renúncia à empatia
d) Renúncia à ilusão
e) Todas as respostas estão corretas

Em sua primeira peça, A paródia, Arthur Adamov fez uma tentativa de dialogar com a neurose, de tornar concretos certos estados psicológicos. Na segunda, A invasão, enveredou por um caminho completamente diverso, tentando retratar:

a) Personagens reais em situações reais
b) A angústia física decorrente da solidão
c) A insuportável ausência de Deus
d) Embates amorosos de um casal paranóico
e) Nenhuma das respostas anteriores

Existem muitas formas de se definir o Teatro do Absurdo, muitos modos de encarar o gênero. Algo relativo a ele se encontra abaixo relacionado?

a) Tentativa de chocar o espectador, assustando-o
b) Humor desenfreado e isento de lógica
c) Sensação de que certezas inabaláveis desapareceram
d) Textos fragmentados com estrutura cinematográfica
e) Nenhuma das respostas anteriores

No século XVIII, durante o período colonial, os palcos norte-americanos eram dominados por:

a) Peças inglesas
b) Pantomimas
c) Óperas-balada
d) Operetas
e) Nenhuma das respostas anteriores

Nos anos 70, Stephen Sondheim introduziu com muito sucesso o chamado “musical conceito”. Em que consistia a novidade?

a) Shows construídos em torno de uma idéia
b) Valorização da história
c) Barateamento das produções
d) Só atores politizados eram admitidos
e) Todas as respostas estão erradas

Considerado o expoente máximo do teatro naturalista e tido como o pai do teatro moderno, o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) escreveu textos memoráveis. E é de sua autoria um drama duplo, com um total de 10 atos. Ele se encontra na lista abaixo?

a) Romersholm / Hedda Gabler
b) Um inimigo do povo / O construtor
c) O pato selvagem / Peer gynt
d) Imperador / Galileu
e) Nenhuma das respostas anteriores

O norte-americano Eugene O”Neill (1888-1953) é considerado o pioneiro do moderno teatro americano. Autor de textos memoráveis, dentre eles Além do horizonte, O Imperador Jones e Longa jornada noite adentro, O’Neill teve duas fortes influências. Elas se encontram na relação abaixo?

a) Ibsen
b) Strindberg
c) Tragédia grega
d) Shakespeare
e) Três itens estão corretos

Um dos maiores escritores brasileiros, autor de romances e contos memoráveis, também chegou a namorar o palco, para o qual escreveu algumas comédias, sendo a mais conhecida Quase ministro. Mas sua produção dramatúrgica não pode sequer ser comparada à sua produção literária. Quem seria esse “monstro” das letras que fracassou como autor teatral?

a) José de Alencar
b) Machado de Assis
c) Joaquim Manuel de Macedo
d) França Júnior
e) Nenhuma das respostas anteriores

O teatro brasileiro surgiu em S. Vicente com o objetivo de ser uma espécie de escola de catequese espiritual, artística e religiosa. Foi criado por iniciativa do provincial da Missão Jesuíta. Pois bem: seu nome consta da relação abaixo?

a) Orlando Damasceno
b) Fernando Meirelles
c) Manuel da Nóbrega
d) Constâncio Ferreira
e) Nenhuma das respostas anteriores

FARSA.

a) Gênero com muitas pretensões intelectuais
b) Humor centrado em atividades físicas e efeitos visuais
c) Ausência total de violência e ritmo acelerado
d) Casamento, leis e negócios jamais são abordados
e) Duas respostas estão corretas

PANTOMIMA

a) Originalmente, um entretenimento etrusco
b) Gênero criado em Roma
c) A narração era cantada pelo coro
d) A ação ocorria sob a forma de danças
e) Três itens estão corretos

Nas procissões dionisíacas se transportava o falo. Qual era a sua simbologia?

a) Felicidade conjugal
b) Procriação
c) Virilidade
d) Coragem
e) O item B está correto

Em sua estrutura definitiva, a comédia se firmou cerca de cem anos depois da tragédia, no século V .a C. E em sua evolução tiveram grande importância os filiacos. Você sabe quem ou o que eram os filiacos?

a) Instrumentos de sopro
b) Tambores gigantescos
c) Eunucos muito afinados
d) Atores ambulantes
e) Nenhuma das respostas anteriores

Embora tenha escrito pequenos textos para cômicos italianos, em dado momento Carlo Goldoni chegou à conclusão de que o teatro deveria ser:

a) A interpretação de um texto
b) A mescla de várias expressões artísticas
c) Estruturado basicamente na forma de monólogos
d) Falado apenas em latim
e) Nenhuma das respostas anteriores

De todas as máscaras da Commedia d”ell Arte, uma delas – talvez a mais antiga – é a mais popular. Ela estaria relacionada abaixo?

a) Pantaleão
b) Doutor
c) Arlequim
d) Briguela
e) Nenhuma das respostas anteriores

__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário