sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Teatro e Psicanálise
ou

No fundo de todo poço
existe sempre uma mola


* * *


Que Teatro e Psicanálise têm muito em comum, disso todos sabemos. Mas talvez sejam muitos os que não acreditam no subtítulo que escolhemos para o presente curso. No entanto, são justamente os que duvidam que mais nos interessam. Afinal, dentre as muitas definições que podemos conferir à vida, uma delas pode ser precisamente esta: “Viver é compartilhar dúvidas” – esta frase tomamos “emprestada” do autor e diretor Eduardo Wotzik, ainda que um pouco modificada (No original, “Viver é compartilhar a dúvida”).

A parceria que propomos, portanto, pressupõe a existência de questões – conhecidas ou a serem descobertas – que geram uma permanente sensação de desconforto ou inquietude, e assim contribuem para bloquear a materialização dos impulsos capazes de conferir plenitude ao ato de existir.

Mas cumpre registrar que este curso não se destina a atores, embora sua dinâmica tenha estreita relação com o teatro. E por não se destinar a atores, não trabalharemos a partir de exercícios pré-elaborados, já que estes serão criados em função das necessidades pessoais de cada aluno.

E também julgamos oportuno esclarecer que não se trata de psicodrama, pois não nos propomos a investigar ou solucionar conflitos a partir da dramatização dos mesmos. Nosso trabalho, como já deve ter ficado implícito, utilizará o caráter lúdico do teatro apenas como um elemento facilitador, um canal de busca, posto que no plano da fantasia é sempre mais fácil lidar com tudo aquilo que nos incomoda na realidade. Em última instância, serão os alunos que determinarão as aulas, norteando-as de acordo com suas premissas essenciais.

A seguir, detalhamos com maior precisão
como se dará a dinâmica do curso.

NÚMERO DE ENCONTROS – 8 (um por semana)

DURAÇÃO DE CADA ENCONTRO – 1h30.

DINÂMICA – A primeira hora será dedicada à expressão de emoções dirigida pelo professor de teatro e nos 30 minutos finais será discutido o que foi vivenciado por cada aluno à luz do olhar da psicanalista, do professor e do grupo.

OBJETIVO – o objetivo fundamental do curso é que, no final dos oito encontros, o aluno tenha entrado mais em contato com o seu ser no que ele tem de mais precioso e singular.

PREÇO – R$ 400,00

NÚMERO DE VAGAS – Limitado.

PROCESSO DE SELEÇÃO – Entrevista com os coordenadores.


Eis, em resumo, o que temos a oferecer, que esperamos que corresponda à confiança em nós depositada.

Atenciosamente,

Eliana Heilsinger
Lionel Fischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário